slidesPIaget e a didática

2160 palavras 9 páginas
INTRODUÇÃO

O presente trabalho aborda a influência de Piaget na educação e suas propostas didáticas, que são influentes até os dias atuais.
Os objetivos deste trabalho são caracterizar os pontos mais importantes, interpretar sua linha didática e entender sua concepção de educação, estudando de forma mais aprofundada as abordagens pedagógicas e psicológicas deste autor.

1. CONTEXTO HISTÓRICO
Piaget nasceu em 9 de agosto de 1896, em Neuchâtel, na Suíça. Logo na infância, aos 11 anos, teve o seu primeiro artigo publicado, tratava-se de um estudo sobre um pardal albino. Jean Piaget cursou a Universidade de Neuchâtel, graduando-se em biologia, e tornando-se Doutor em biologia aos 22 anos de idade.
Em 1919 foi convidado a trabalhar no laboratório de Alfred Binet, um psicólogo infantil que desenvolveu testes de inteligência padronizados para crianças, na França. Iniciou, assim, seus estudos experimentais sobre a mente humana e passou a pesquisar sobre o desenvolvimento das habilidades cognitivas. Três anos depois, em 1921, foi nomeado diretor de estudos no Instituto J. J. Rousseau da Universidade de Genebra, na Suíça.
No ano de 1923, Piaget casou-se com Valentine Châtenay, uma ex-aluna, e com ela teve três filhas. As teorias de Jean Piaget foram experimentadas em casa, a partir de estudos e observações em ações de seus próprios filhos, ao longo do desenvolvimento destes.
Ele, em 1929, aceitou ser diretor do Internacional Bureau of Education e permaneceu à frente do instituto até 1968.
De 1952 à 1963, Piaget lecionou na Universidade Sorbonne, na França; ele foi o primeiro suíço convidado para lecionar na faculdade Parisiense. Em 1964 ele recebeu outro convite: para atuar como consultor chefe em duas conferências na Cornell University e na University of California, que discutiam possíveis mudanças curriculares, com base nos resultados das pesquisas do próprio Piaget.
No ano de 1970, Jean Piaget recebeu o prêmio Blazean Prize for Political and Social

Relacionados