SLIDES EMISS ES ATMOSF RICAS

2182 palavras 9 páginas
EMISSÕES
ATMOSFÉRICAS

SGT 331

LEGISLAÇÃO BRASILEIRA SOBRE
POLUIÇÃO DO AR
Como ocorre na maioria dos países que contam com legislações avançadas de meio ambiente, no Brasil, o controle da poluição do ar é regulamentado em três vias: qualidade ambiental e controle da poluição em sentido amplo, incluindo as definições de infrações e sanções, controle de emissões por fontes fixas, e controle de emissões por fontes móveis.

Emissões Atmosféricas
Segundo definição na Resolução Conama –
Conselho Nacional de Meio Ambiente nº 0390, poluente atmosférico é toda e qualquer forma de matéria ou energia com intensidade em quantidade, concentração, tempo ou características em desacordo com os níveis estabelecidos em legislação, e que tornem ou possam tornar o ar impróprio, nocivo ou ofensivo à saúde, inconveniente ao bem-estar público, danoso aos materiais, à fauna e à flora ou prejudicial à segurança, ao uso e gozo da propriedade e às atividades normais da comunidade. O nível de poluição atmosférica é medido pela quantidade de substâncias poluentes presentes no ar. A variedade das substâncias que podem ser encontradas na atmosfera é muito grande, o que torna difícil a tarefa de estabelecer uma classificação. Os grupos de poluentes:
- MP – Material Particulado
Sob a denominação geral de “Material
Particulado” se encontra um conjunto de poluentes constituídos de poeiras, fumaças e todo tipo de material sólido e líquido que se mantém suspenso na atmosfera por causa de seu pequeno tamanho. As principais fontes de emissão de particulado para a atmosfera são: veículos automotores, processos industriais, queima de biomassa e ressuspensão de poeira do solo.

- SO2 – Dióxido de Enxofre
Resulta, principalmente, da queima de combustíveis que contêm enxofre, como óleo diesel, óleo combustível industrial e gasolina. Essa substância é uma das principais formadoras da chuva ácida. - CO – Monóxido de Carbono
É um gás incolor e inodoro que resulta da queima incompleta de combustíveis de

Relacionados

  • Manual para elaboraçã de testes
    26859 palavras | 108 páginas