Slides de combate ao incendio

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 59 (14656 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade Federal do Mato Grosso do Sul
Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas




Camila Tavares
Lucas Borguetti
Mariana Carvalho
Rafael Velloni





Proteção Contra Incêndios
Segurança do Trabalho



Campo Grande
2012

Camila Tavares
Lucas Borguetti
Mariana Carvalho
Rafael Velloni




Proteção Contra Incêndio
Segurança do TrabalhoAvaliadora: Profª. Elizabeth Spengler Cox de Moura Leite.





Campo Grande
2012

OBJETIVO
O objetivo deste trabalho é despertar nos acadêmicos em formação a percepção crítica das necessidades de adquirir e praticas os conhecimentos da disciplina de segurança do trabalho.
Cabe a nós orientar os colegas quanto à prevenção e proteção contra incêndios, baseado na Norma Regulamentadora (NR-23) enos conceitos básicos de proteção contra incêndios do livro de instruções técnicas do Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo, como complemento.
















INTRODUÇÃO
Para realização do trabalho proposto pensamos em fornecer, além das normas estabelecidas pela NR-23, informações adicionais de forma que qualquer pessoa, além dos profissionais da área, possa aplicar asmedidas de proteção contra incêndio apresentadas.
Este trabalho trás consigo o planejamento de um projeto de prevenção contra incêndio, elaborado com base nas informações técnicas do Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo e na Norma Regulamentadora (NR-23), frisando a educação pública com as medidas de proteção contra incêndio em um edifício, dessa forma acreditamos somar benefícios para o setorem poderemos trabalhar futuramente.















DESENVOLVIMENTO
Prevenção de Incêndio.
Um dos tópicos abordados na avaliação e planejamento da proteção de uma coletividade é a prevenção de incêndio. O termo "prevenção de incêndio" expressa tanto a educação pública como as medidas de proteção contra incêndio em um edifício.
A implantação da prevenção de incêndio se faz pormeio de atividades que visam a evitar riscos, possibilitar sua extinção e reduzir seus efeitos antes da chegada do Corpo de Bombeiros.
As atividades relacionadas com a educação consistem no preparo da população, por meio da difusão de idéias que divulgam as medidas de segurança, para prevenir o surgimento de incêndios. Buscam, ainda, ensinar os procedimentos a serem adotados pelas pessoas diantede um incêndio, os cuidados a serem tomados com a manipulação de produtos perigosos e também atentar para os perigos das práticas que geram riscos de incêndio.
As atividades que visam à proteção contra incêndio dos edifícios podem ser agrupadas em:
1 - Atividades relacionadas com as exigências de medidas de proteção contra incêndio nas diversas ocupações;
2 - Atividades relacionadas com aextinção, perícia e coleta de dados dos incêndios pelos órgãos públicos, que visam aprimorar técnicas de combate e melhorar a proteção contra incêndio por meio da investigação dos focos de incêndio.
A proteção contra incêndio é definida como medidas tomadas para a detecção e controle do crescimento do incêndio e sua conseqüente contenção ou extinção.
Essas medidas dividem-se em:
1 - Medidas ativasde proteção que abrangem a detecção, alarme e extinção do fogo (automática e/ou manual);
2 - Medidas passivas que abrangem o controle dos materiais, meios de escape, compartimentação e proteção da estrutura do edifício.

Objetivos da Prevenção De Incêndio.
Os objetivos da Prevenção são:
1 - A garantia da segurança à vida das pessoas que se encontrarem no interior de um edifício, quandoda ocorrência de um incêndio;
2 - A prevenção da conflagração e propagação do incêndio, envolvendo todo o edifício;
3 - A proteção do conteúdo e a estrutura do edifício;
4 - Minimizar os danos materiais de um incêndio.
Esses objetivos são alcançados através de:
1 - Controle da natureza e da quantidade de materiais combustíveis constituintes e contidos no edifício;
2 - Dimensionamento da...
tracking img