SLIDES 7 ANO REPRODU AO E EVOL

553 palavras 3 páginas
OS SERES VIVOS SE
REPRODUZEM E EVOLUEM

O QUE É REPRODUÇÃO?
A reprodução é uma característica inerente a todos os seres vivos. É a característica que permite a continuidade das espécies e a transmissão de características hereditárias.

TIPOS DE REPRODUÇÃO


Geneticamente falando podemos agrupar todos os tipos de reprodução em dois tipos principais: a reprodução sexuada e a reprodução assexuada. A reprodução sexuada é aquela em que ocorre a união de gametas de dois indivíduos para formar uma nova célula. Já a assexuada ocorre quando o indivíduo se reproduz sozinho e não há a presença de gametas (células reprodutoras). REPRODUÇÃO
ASSEXUADA
 Vocês

sabem por que um alimento pode se estragar tão rapidamente quando está fora da geladeira?

 Essas

atividades estão ligadas a reprodução dos seres unicelulares, a bactéria, por exemplo, tem uma reprodução tão rápida que em pouco tempo ela consegue estragar um alimento por completo.

 As

bactérias são seres que em menos de minutos podem se reproduzir várias vezes.  E é esse tipo de reprodução que se chama assexuada.
 Lembrando que quando uma bactéria se reproduz (duplica-se) todas possuem as mesmas características. Ou seja, todas são iguais.

 Algumas

plantas também tem a reprodução assexuada.
 Ex.: muitas vezes a reprodução assexuada das plantas é provocada pelo ser humano. Podemos, por exemplo, cortar um pedaço de caule de uma planta, como a bananeira e produzir com ela uma muda.

REPRODUÇÃO SEXUADA
 Na

reprodução sexuada existem células chamadas de gametas que se unem e formam uma nova célula.
 Dessa célula surge um novo organismo.
 A maioria das espécies com reprodução sexuada apresenta dois sexos.
 Os gametas masculinos são chamados espermatozoides e o femininos de óvulo.
 Quando os gametas se unem dão origem a uma única célula: a célula ovo ou zigoto.

O que é fecundação?
Quando dois gametas se unem, dão origem a uma única célula. A união dos gametas é chamada de fecundação. HEREDITARIEDADE

Relacionados