Slide flexibilidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (425 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Flexibilidade
É a capacidade física do organismo humano que condiciona a obtenção de grande amplitude, durante a execução dos movimentos (ZAKHAROV e GOMES, 2003).
Em manifestações de flexibilidadenuma articulação, um termo frequente é a mobilidade, compreendendo o deslocamento de uma articulação em relação à outra.
Mas quais são os fatores que determinam a flexibilidades?
A forma dasuperfície da articulação dos ossos, as propriedades estáticas do aparelho muscular de articulação e a própria resistência dos músculos em relação à articulação. Sexo, idade {quanto mais jovem, mais intensodeve ser o treinamento), estado de cansaço, grau de excitação emocional, o aquecimento e seu conteúdo e a capacidade de relaxamento dos músculos também compõem esses fatores. Outro fator importante é ohorário em que se vai realizar o treinamento de flexibilidade, pois quanto mais quente melhor.
No período da manhã, a flexibilidade é consideravelmente reduzida, sendo que entre 12h00 e 17h00registram-se os melhores horários para o desenvolvimento dessa capacidade.
No treinamento de flexibilidade constatou-se aprofilaxia de lesões .Um desenvolvimento ideal da flexibilidade leva a uma maiorelasticidade, mobilidade e capacidade alongamento dos músculos, ligamentos e tendões, contribuindo para o aumento da tolerância à carga e para a prevenção de lesões.
Nos alunos do ensino médio, emconsequência da maturação biológica, ocorre uma diminuição acentuada da flexibilidade conforme foi citado anteriormente. Exatamente por isso recomenda-se um treinamento de flexibilidade apropriado à faixaetária e cuidadosamente selecionado devido à falta de resistência mecânica.
Vamos conhecer agora algumas bases metodológicas para o treinamento da flexibilidade segundo Weineck (1999):
1. Aflexibilidade é característica da infância; o treinamento a ser empregado deve manter o nível atingido durante a infância;
2. A flexibilidade não deve ser ilimitadamente desenvolvida na infância ou na...
tracking img