Slide de geografia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1551 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução:




A presente oficina apresentada ao curso de pedagogia da Faculdade do Noroeste Mineiro – FINOM para a conclusão da disciplina Fundamentos Teóricos e Metodológicos do ensino do Português II, a ser avaliado pela professora Vastí Mendes da Silva Rocha, tem como finalidade mostrar o currículo que é usado na língua portuguesa durante as series inicias. Durante muito tempoperdurou e ainda perdura em muitas escolas o modelo empirista e tradicional, no qual os educandos são submetidos a currículos rígidos, considerados um bloco único e homogêneo, não havendo qualquer preocupação com as diferenças individuais. Nesta lógica, o ensino de língua portuguesa em muitas escolas, principalmente da rede pública, se instaura e não leva em conta que a aprendizagem acontece nummomento especifico, sob circunstâncias especificas, num contexto social e cultural específico, como parte da vida envolvente do individuo e do grupo.
Partindo do princípio de que a preocupação com qualidade da educação, tanto em nível nacional quanto local é uma preocupação não somente dos profissionais envolvidos, mas da sociedade de modo geral, principalmente no que se refere à leitura e àescrita, nasceu à proposta de realização do referido projeto Consciente de que a concepção de “homo ludens” abarca a ludicidade como característica comum aos seres humanos, o lúdico é de suma importância para a vida humana e para o ensino da língua Portuguesa em especial. A formação trouxe como resultado a produção de projetos elaborados pelos próprios professores das séries inicias, interligandoludicidade e gêneros textuais no ensino de Língua Portuguesa. Acredita–se que o trabalho inovador, dinâmico e prazeroso nas séries iniciais, envolvendo as práticas sociais de leitura, através dos gêneros textuais e da ludicidade contribuirá para um ensino de qualidade. O lúdico, não é considerado aqui como método de ensino, mas como abordagem norteadora da prática docente, um facilitador do processode aprendizagem da Língua Portuguesa.






































Desenvolvimento:




É pela linguagem que as pessoas expressam idéias, pensamentos e intenções, estabelece relações interpessoais, se influenciarem uma com as outras, alterando suas representações da realidade da sociedade e o rumo de suas ações, É pela linguagemtambém que se constroem quadros de referencias culturais, representações, mitos, conhecimento, cientifico, arte e concepções ideológicas. Interagir pela linguagem significa realizar uma atividade discursiva: dizer alguma coisa a alguém, de determinada forma, em certo contexto histórico e circunstancias de interlocução. São nas práticas sociais em situações linguisticamente significativas, que se dãoexpansão da capacidade de uso da linguagem e construção ativa de novas capacidades que possibilita o domínio cada vez maior de diferentes padrões da fala e da escrita. O ensino de Língua Portuguesa, dessa forma, deve se der num espaço em que as práticas de uso da linguagem sejam compreendidas em sua dimensão histórica em que a necessidade de análise e sistematização teórica dos conhecimentoslingüísticos decorra dessas mesmas práticas. Entretanto, as práticas de linguagem que ocorre no espaço escolar diferem das demais porque deve, necessariamente, tomar a linguagem como objeto de reflexão, de maneira explicita e organizada, de modo a construir, progressivamente, categorias explicativas de seu funcionamento que permitirão aos estudantes o desenvolvimento da competência discursiva para falar,escutar, ler e escrever nas diversas situações de interação.
A forma como está estruturado o ensino de língua portuguesa em muitas escolas nas séries iniciais, não condiz com a realidade lingüística falada em nossa sociedade. Isso acontece porque ele obedece a uma gramática tradicional, cuja concepção de língua é abstrata e reducionista e tem como referência à língua escrita. Essa...
tracking img