Skins

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (699 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Milton Friedman (Brooklyn, 31 de Julho de 1912[1] — São Francisco, 16 de Novembro de 2006) pai do teórico David Friedman, foi um dos mais destacados economistas do século XX e um dos mais influentesteóricos doliberalismo econômico. Principal apóstolo da Escola Monetarista e membro da Escola de Chicago, além de defensor do laissez faire e do mercado livre, Friedman foi conselheiro do governochileno de Augusto Pinochet e muitas de suas ideias foram aplicadas na primeira fase do governo Nixon e em boa parte do governo Reagan.
-------------------------------------------------

Originário deuma família judia muito pobre, cujos pais emigraram da atualUcrânia, Friedman nasceu no bairro do Brooklyn, em Nova Iorque. Depois de completar sua educação básica com menos de dezesseis anos deidade, mesmo tendo perdido o pai, conseguiu manter-se na universidade graças a grandes sacrifícios financeiros.
No auge da Grande Depressão (1932), Friedman concluiu seus estudos naUniversidade Rutgers,tendo se destacado nas disciplinas de Matemática e Economia. Escolhe a Universidade de Chicago para cursar seu mestrado em Economia. Foi fortemente influenciado por Jacob Viner, Frank Knight eHenrySimons. É nesse contexto que começa a se enraizar na formação do pensamento de Friedman a idéia de que a solução para os problemas de uma sociedade é dada por um sistema de liberdade.
Depois departicipar do Programa de Reconstrução do New Deal, especificamente num estudo sobre os padrões de consumo familiar, ingressa em 1946 na Universidade de Chicago, onde permanece até sua morte.
Friedman foicolunista da revista semanal Newsweek e membro do Departamento Nacional de Pesquisas Econômicas (EEUU). Muitas de suas idéias foram aplicadas na primeira fase do governo Nixon.
No começo dos anos 1970,ele esteve no Chile e muitas de suas idéias econômicas de cunho liberal foram adotadas naquele país. Alguns de seus ex-alunos chilenos, na pós-graduação do curso de Economia da Universidade de...
tracking img