Skinner

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2160 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
12/11/12

EDUCAÇÃO > Conceitos > Teorias de Aprendizagem > Comportamentalismo > Behaviorismo de Skinner

Comportamentalismo Behaviorismo, de Skinner
"...Uma vez tenhamos preparado o tipo específico de conseqüências chamadas de reforços, as nossas técnicas nos permitem configurar quase à vontade, o comportamento de um organismo. Condutas extremamente complexas podem ser alcançadas através depassos sucessivos no processo de configuração, sendo modificadas progressivamente com a realização de reforço, no sentido do comportamento desejado."(Skinner, apud Cnotinfor ) Segundo Burrhus Frederic Skinner, aprendizagem é basicamente uma mudança de comportamento que é ensinado através de reforços imediatos e contínuos a uma resposta à um estímulo emitida pelo sujeito, e que seja mais próxima daresposta desejada. Fortalecidas, as respostas serão emitidas cada vez mais adequadamente, até se chegar ao comportamento desejado. O behaviorismo de Skinner faz parte do grupo das teorias comportamentalistas juntamente com teóricos como Pavlov, Watson e Thorndike. Para entender o behaviorismo de Skinner, é preciso conhecer primeiro os dois tipos de respostas aos estímulos que ele identificou, apartir de experiências com animais em laboratórios: as respondentes e as operantes. Respondentes são respostas eliciadas (evocadas) por estímulos. São respostas reflexas, condicionadas ou não, que se referem principalmente às reações do organismo, por exemplo, a contração pupilar diante da luz, a salivação em resposta à comida, o suor em resposta ao calor. De acordo com o "experimento usando umcão" realizado por Pavlov, foi verificado que o comportamento respondente pode ser condicionado. Ao tocar uma campainha e oferecer ao mesmo tempo carne ao cão várias vezes, o som passou a provocar a salivação no cão, mesmo sem apresentar a carne. Já o experimento realizado por Watson, é um exemplo clássico do condicionamento respondente em seres humanos, no qual ele condicionou respostas de choro emuma criança ao mostrar-lhe um rato branco. A criança só chorou quando o olhar do rato ficou aterrorizante em função de um som forte que soou durante sete vezes. O condicionamento respondente é classificado como do tipo E-R (Estímulo-Resposta) (Figura) devido à correlação entre estímulo e resposta e é limitado às respostas autônomas do organismo.

No condicionamento respondente, de acordo com odiagrama da Figura 1, o estímulo controla a resposta do organismo, ou seja, E elicia (evoca) uma resposta reflexa (R) ou respondente, ao invés de provoca, produz ou causa, uma vez que a resposta está pronta no organismo. O segundo tipo de respostas identificadas por Skinner, são aquelas que não estão correlacionadas com nenhum estímulo. Estas respostas emitidas são denominadas como operantes. Osmovimentos espontâneos do organismo, (abrir uma porta, nadar, etc.) podem ser denominados como operantes no sentido em que operam ou atuam sobre o meio externo, sem serem evocadas. As conseqüências que acompanham determinados comportamentos operantes, são denominadas reforços, que são os reponsáveis pela repetição desses comportamentos. O condicionamento operante de Skinner se desenvolve na linha depesquisa utilizada por Thorndike, que foi o primeiro investigador a explicar sistematicamente as relações entre o comportamento e suas conseqüências.
www.uniriotec.br/~pimentel/disciplinas/ie2/inf oeduc/aprbehav iorismoskinner.html 1/5

12/11/12

Teorias de Aprendizagem - Comportamentalismo

Para investigar como ocorre o condicionamento operante, Skinner projetou um aparelho que passou aser denominado caixa de Skinner. Numa parede do aparelho há uma alavanca, ou barra, em forma de um pequeno bastão, ligada a um mecanismo de liberação de alimento (ou água) fora da caixa. Quando a barra é pressionada, cai uma porção de alimento ou uma gota d'água num recipiente próximo à barra. Em geral, a barra é ligada também a um mecanismo que ativa uma luz ou uma campainha sempre que for...
tracking img