Skinhead

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 32 (7990 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
“Nem todo skinhead é necessariamente um apoiador do nazismo enquanto ideologia. Porém, muitos compartilham de determinados valores difundidos pelos intelectuais da suástica”.
Por Jefferson Rodrigues Barbosa

“Se descreveres o mundo tal como é, não haverá em tuas
palavras senão muitas mentiras e nenhuma verdade”.
Leon Tolstoi

1 INTRODUÇÃO

Ao contrário do que à primeira vista possamospensar, a origem do movimento skinhead é muito diversa e rica e pouco tem a ver com o que se passa hoje. Está relacionada com grupos de jovens que tinham em comum o gosto pela música e as vivências dos subúrbios em Inglaterra. Muitos desses jovens eram inclusive imigrantes provenientes da Jamaica.
Nas décadas de 50 e 60, surgiram diversos grupos de jovens - como os teddy-boys, rockers, soul-boys,rude-boys e mods, além dos hippies - unidos em torno de características próprias e de seu estilo de música preferido. Nesse cenário, particularmente após o Campeonato de Inglaterra, em 1966, surgem os primeiros skinheads. Fanáticos por futebol e ligados à classe operária, adoptavam os suspensórios, botas, jaquetas e cabeça raspada como visual, reagindo aos movimentos, que odiavam.
Eramviolentos, mas não necessariamente racistas. O seu envolvimento com nazismo surge mais tarde. As suas "influências", seriam os rude-boys (oriundos da comunidade jamaicana na Inglaterra, fãs de ska - antecessor do reggae) e a classe operária. Consideravam-se marginalizados pela sociedade inglesa, e como, todos os outros movimentos no país, andavam em gangues.
Durante os anos 70 o movimento abranda, numaaltura que o fenómeno punk assume o protagonismo entre as sub-culturas juvenis. Mas no final dessa época e início dos anos 80 houve um ressurgir da cena com um sentimento ainda mais operário. O papel do National Front (partido nacionalista inglês de extrema-direita, criado a partir da fusão de três outros partidos) criado em 1967), bem como contexto histórico de crise são fundamentais para percebero caminho que uma parte dos skinheads tomam em torno do nacionalismo e do racismo.
À medida que parte do movimento skinhead se associa cada vez mais ao neonazismo, surge também as tendências skinheads que reagem ao caracter de extrema-direita, como os S.H.A.R.P (skinheads against racial prejudice- skinheads contra a discriminação racial),que têm por objectivo “difundir a autêntica culturaskinhead multirracial e policultural e de erradicar a má fama que os meios de comunicação e a extrema-direita têm dado ao movimento skin”. Criados nos anos 80 nos EUA os SHARP existem em Portugal desde 1995.
Para além da SHARP, aparece também a organização RASH (Red and Anarchist Skin Heads) que agrupa skinheads, comunistas, anarquistas, socialistas e antifascistas,  que pretendem superar divergênciaspolíticas, para combater o fascismo.

Origem
A origem do movimento skinhead, surge na Inglaterra no final da década de 1960.
A Inglaterra naquele período era o cenário de muitos grupos juvenis como os rudeboys ou rudies (grupos de migrantes jamaicanos conhecidos por posturas violentas e machistas) e os mods .
Os skinheads surgiram inicialmente como grupo juvenil não racista que freqüentavacírculos dos mods (sendo conhecido como hard mods) e dos rudeboys nas festas de ska (gênero musical jamaicano). Eram em sua maioria filhos de operários; se vangloriavam ao afirmarem ser um movimento genuíno de trabalhadores nacionalistas na construção de suas fronteiras de identidade social e territorial. Além do sentimento exacerbado pelo futebol (defesa do território), os primeiros skins articularama construção de sua identidade social com a estética dos operários ingleses, assim como utilizaram como marca identitária as cabeças raspadas, em oposição aos hippies, identificados pelos skinheads como cabeludos, usuários de entorpecentes e alienados.
A Inglaterra no contexto das primeiras manifestações skinheads recebeu um grande número de imigrantes, sobretudo jamaicanos e paquistaneses...
tracking img