Skills

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 21 (5238 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

Exame de Seleção
Ensino Médio Técnico Integrado • Verão / 2011
INSTRUÇÕES
1) Esta prova é individual. Não podem ser utilizados dicionários, calculadoras, réguas, compassos, tabelas ou qualquer material de consulta. 2) A duração da prova será de 3h30min (três horas e trinta minutos), incluindo a transcrição da redação, a resolução da prova e o preenchimento da folha derespostas. 3) Para a resolução da redação, você poderá utilizar o espaço destinado ao rascunho, constante deste caderno de prova. Ao terminar, transcreva o texto, em sua forma definitiva, à caneta, para a folha de redação. 4) A interpretação das questões faz parte da prova. Não podem ser feitas perguntas sobre elas. 5) Em cada questão, há somente uma resposta correta. 6) Ao receber a folha derespostas e a folha de redação, confirme se os dados nelas constantes estão corretos. 7) Assine a folha de respostas e preencha-a cuidadosamente com caneta esferográfica, tinta azulescura, ponta média. Preencha assim: 8) Lembre-se de que não pode haver rasura, nem ser usado corretivo na folha de respostas nem na folha de redação. 9) Entregue a folha de respostas e a folha de redação ao fiscal antesde deixar a sala. 10) Será eliminado o candidato que sair do local de prova antes de haver decorrido 1h (uma hora) do início da prova. 11) O candidato poderá levar este caderno de prova, após haver decorrido 1h (uma hora) do início da mesma. RESULTADO: divulgação em 21 de dezembro de 2010, nos editais dos campi e no site www.ifpr.edu.br.

2 • IFPR • Exame de Seleção - Ensino Médio TécnicoIntegrado • Verão / 2011

REDAÇÃO
INSTRUÇÕES PARA A REDAÇÃO 1) A Redação consiste em um tema (assunto) para ser desenvolvido. 2) Ao passar a limpo o seu texto na Folha de Redação, observe as seguintes orientações: (a) Use letra legível; (b) Não use corretivo; (c) Utilize caneta, ponta média, tinta azul-escura. 3) Em nenhuma hipótese, assine a redação: se o tema for uma carta ou outro documento querequeira assinatura, escreva, simplesmente, “assinatura”. ATENÇÃO: a fuga ao tema anulará a redação. 4) Neste caderno, você poderá fazer o rascunho do seu texto. 5) A Folha de Redação deverá ser entregue para o fiscal, juntamente com a Folha de Respostas.

REDAÇÃO

Não bata, eduque! (Excerto de texto de Lidia Weber, publicado em Gazeta do Povo, 28/07/2010.) Mais uma vez há a tentativa de aprovaruma lei que veda aos pais o uso de qualquer tipo de castigo corporal na educação dos filhos. Reacendem-se polêmicas sobre a questão: 1) não deve haver regulação da intimidade do lar pelo Estado; 2) a maioria absoluta dos brasileiros apanhou e é, portanto, favorável à “palmada pedagógica” e 3) há diferenças entre palmada e surra. O primeiro argumento é frágil e enganoso; basta lembrar que haviapouco tempo a palmatória era permitida nas escolas, as mulheres também apanhavam dos cônjuges na privacidade do lar e mesmo maus-tratos absurdos contra crianças foram sistematicamente negados até a metade do século 20. Até hoje muitos profissionais recitam bobagens, tais como: “Pais precisam ter pulso firme”, “não bata, mas dê uma sacudida quando seu filho não obedece”, “crianças sem palmadascrescem sem limites”, “às vezes as crianças pedem um tapa” etc. O segundo argumento é grotesco, pois as pessoas também soltavam balões em festas juninas, viajavam em carros sem cinto de segurança e recitavam preconceitos raciais com facilidade e, hoje, Charge de Paixão, publicada na Gazeta do Povo em 28/07/2010. (http://www.gazetadopovo.com.br/charges/ isso não é mais permitido.index.phtml?foffset=3&offset=&ch=Paix%E3o) A expressão “palmada pedagógica” é um oximoro: palavras contraditórias que se excluem mutuamente de um ponto de vista puramente lógico. Alguns argumentam que há gestos de desprezo e palavras que machucam muito mais. É verdade. A violência psicológica, a educação pela culpa, o suborno, a chantagem emocional e as expectativas desmedidas sobre os filhos são muito danosas. Isso...
tracking img