SJ MAX WEBER E A IDEIA DE SOCIOLOGIA EC Hellip

3958 palavras 16 páginas
MAX WEBER E A IDEIA DE SOCIOLOGIA ECONÔMICA
RICHARD SWEDBERG
O direito é algo central na sociedade capitalista. O estado moderno tem cinco funções básicas sendo três delas ligadas diretamente ao direito: legislação, administração da justiça e segurança pública.
Legitimação de natureza legal: os líderes políticos são obedecidos principalmente por terem recebido o poder e exercê-lo de acordo com a lei.
O direito tem papel chave na economia moderna, principalmente por causa do contrato, que é garantido por meio da coerção legal, que é administrada pelo estado. É preciso previsibilidade. Um dos pressupostos do capitalismo racional ocidental é uma lei racional, ou seja, previsível.
Direito e economia – contrato, previsibilidade, coerção. A previsibilidade é o pressuposto do capitalismo.
O direito faz uma mediação entre os ideais e a realidade e, por isso, constitui a essência da ordem normativa da sociedade. A evolução do direito faz parte da racionalização geral do mundo.
A sociologia do direito de weber representa uma chave essencial para a compreensão de sua sociologia econômica. A análise weberiana da relação entre direito e economia é uma espécie de tecido conectivo.
O problema da Inglaterra refere-se à contradição supostamente existente na obra de weber entre sua tese geral de que o capitalismo moderno necessita de um tipo de direito extremamente formalista e o fato de esse tipo de direito nunca ter existido na Inglaterra, onde o capitalismo deu seu salto qualitativo.
A sociologia do direito de weber tem um micro-fundamento em seu conceito de ação social que é impulsionada por interesses ideais e materiais. A sua obra tem uma análise sofisticada e de médio alcance sobre a relação entre direito e economia.

A RELAÇÃO ENTRE DIREITO E ECONOMIA
Relação geral entre direito e economia, de uma perspectiva sociológica.
Definição weberiana de direito Ação social realizada regularmente – uso
Ação social repetida durante muito tempo – costume
Desvios do modelo

Relacionados