Six sigma

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2260 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]

INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO
CAMPUS CARIACICA


Carine Ribeiro dos Santos
Carolina Comper Abreu
Cayo Paulo Donatti



Portos Integrado
8º módulo
Disciplina de Qualidade Total




SIX SIGMA









Cariacica
2012


CARINE RIBEIRO DOS SANTOS
CAROLINA COMPER ABREU
CAYO PAULO DONATTI








SIX SIGMARelatório apresentado como requisito parcial para avaliação na disciplina de Qualidade Total do Instituto Federal do Espírito Santo.


Prof.: Sebastião Peixoto.






RESUMO



Este relatório mostra de forma clara e inteligível o conteúdo da atividade apresentada em sala de aula, com o auxilio do software “Microsoft Office Power Point”, arespeito do Six Sigma, solicitada pelo professor Sebastião Peixoto, responsável pela disciplina de qualidade total do 8º (oitavo) módulo do Curso de Técnico Integrado em Portos, do Instituto Federal do Espírito Santo. Nele, é feita uma apresentação do tema, com explicações, mostrando sua história, como é calculado, aplicado numa empresa, quais são as empresas que o aplica, porque o aplica, quais sãoos benefícios e dificuldades da aplicação do six sigma, etc. O trabalho conclui que o programa é adotado por empresas de grande porte que investem em infra-estrutura e treinamento de pessoal, possibilitando obter os benefícios financeiros almejados. 




















História do Six Sigma

A Motorola afirma que foi o seu pessoal quem inventou o Six Sigma, mas osprincípios por trás da metodologia datam de 1809. Foi quando Carl Gauss, um matemático alemão, publicou a "Theoria Motus Corporum Arithmeticae". Nesse livro, Gauss apresentou o conceito de curva de sino, uma forma que pode sempre representar a variação do que ocorre em um processo controlado.
Atualmente, a Motorola é uma das marcas de telecomunicações mais respeitadas do mundo, mas em 1986, aempresa teve que enfrentar alguns desafios sérios. Ela lutava para competir com as fábricas estrangeiras e o vice-presidente de vendas admitiu que a qualidade de seus produtos estava bem ruim. Então, o presidente Bob Galvin estabeleceu uma meta ambiciosa: atingir o décuplo de melhoria da qualidade dos produtos e atingir a satisfação do cliente em cinco anos. Mas como? O plano focava competitividade global, gerenciamento participativo e, o mais importante, melhoria severa da qualidade.
O engenheiro de qualidade da Motorola, Bill Smith, chamou o processo de melhoria de qualidade de Six Sigma. Era um nome atraente e os resultados eram ainda mais extraordinários. Em 1988, a Motorola ganhou o Malcolm Baldridge National Quality Award baseado nos resultados que obteve em apenas dois anos.Agora, mais de duas décadas depois, milhares de empresas usam o Six Sigma para otimizar os processos e aumentar a os lucros.
De fato, uma indústria inteira cresceu ao redor do Six Sigma: a Motorola oferece treinamento extensivo na Motorola University, um exército de experts chamado Faixas Pretas viaja pelo mundo ajudando as organizações a instalarem e utilizarem o Six Sigma, e centenas delivros sobre o Six Sigma já foram publicados.







O que é Six Sigma?
“Seis sigma é uma filosofia de negócios que visa a obtenção de produtos virtualmente livres de defeitos.”
Jack Welch – CEO da GE
Em sua forma mais fundamental, o Six Sigma é uma medida do número de defeitos em um processo ou operação específicos, por exemplo, um processo de fabricação usado para fazer uma peçaespecífica. No Six Sigma, você não se preocupa com as peças defeituosas como um todo, mas com uma coisa chamada oportunidades de defeito. Uma oportunidade de defeito leva em conta três variáveis importantes.
✓ Todos os diferentes defeitos que ocorrem em uma peça montada.
✓ O número de lugares em que os defeitos podem ocorrer nessa peça.
✓ Todos os passos de produção que poderiam...
tracking img