Six sigma

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2655 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1 INTRODUÇÃO

Visando obter lucratividade e garantir a plena satisfação dos clientes, as organizações buscam se adequar às exigências do mercado, acompanhar a evolução das tecnologias e técnicas de gerenciamento. Neste contexto, vários programas de qualidade surgiram e funcionam como uma espécie de guia ou assessoria às organizações, fazendo com que seus profissionais revejam as metodologiasutilizadas e busquem aperfeiçoamento contínuo e maior qualidade.
O Six Sigma, metodologia desenvolvida pela Motorola na década de 80 e implementada com sucesso para a melhoria de processos, destaca-se como uma das mais procuradas pelas empresas. Os resultados alcançados com o programa em curtos períodos de tempo estimularam vários estudos e pesquisas sobre o tema.
A ênfase do Six Sigma está nosresultados financeiros e na possibilidade de eliminação de produtos e processos defeituosos.
A ferramenta é utilizada para medir o número de defeitos em um processo ou operação específica. Baseando-se em cálculos e estatísticas, permite prever os desvios e/ou variações que podem ocorrer na execução de um processo e, a partir dessa previsão, possibilita a eliminação das falhas, tentando reduzir afrequência de erro para próximo de zero.

2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

Segundo Pande (2001), Six Sigma é um sistema abrangente e flexível para alcançar, sustentar e maximizar o sucesso empresarial. É singularmente impulsionado por uma estreita compreensão das necessidades dos clientes, pelo uso disciplinado de fatos, dados e análises estatísticas, e pela atenção diligente ao gerenciamento, melhoriae reinvenção dos processos de negócios.
Em outros termos, podemos dizer que Six Sigma trata-se de um modo de reduzir a variação do processo e, consequentemente, o valor do Sigma.
Baseando-se em dados e fatos, utiliza ferramentas estatísticas para identificar as causas responsáveis pelos problemas. Após identificá-las, ações são tomadas para minimizá-las ou eliminá-las.
Sigma () é uma letragrega que, para estatística, representa o desvio-padrão de uma amostra. Quanto maior a variação dos dados, maior é o desvio-padrão.
De acordo com Deming (1990) a variabilidade estará sempre presente nos produtos e serviços que são gerados por quaisquer processos.
Se o valor do desvio-padrão de um processo é alto há pouca uniformidade do processo, com muita variação entre os resultados gerados; se ovalor do desvio-padrão é baixo, há muita uniformidade do processo, com pouca variação entre os resultados gerados. Dessa forma, quanto menor for o desvio padrão, melhor será o processo.
Quando um processo tem 6-Sigma, representa que tem qualidade elevada, onde a probabilidade de defeitos é extremamente baixa.

2.1 Valores do Sigma
Para dar significado aos números, os engenheiros da Motorolaformularam uma escala para avaliar a qualidade de um processo baseado nos resultados dos defeitos. O controle da variação dos processos pode alcançar um resultado final de 3,4 DPMO (Defeitos por Milhão de Oportunidades), ou seja, a oportunidade no nível Six Sigma ou 99,9997% livre de defeitos.
Em outras palavras, se você tem um processo funcionando com o Six Sigma, então eliminou quase todos osdefeitos, ou seja, o processo é quase perfeito.
O quadro 1, conforme apresentado abaixo, possibilita uma melhor compreensão dos valores da escala Sigma e relacionam as taxas de erros, taxas de acertos e os níveis de Defeitos por Milhão de Oportunidades (DPMO).

Escala Sigma
Defeitos por milhão de oportunidades (DPMO)
Taxa de Acerto Taxa de Erro

1,0
691.462 30,9% 69,1%

2,0
308.53869,1% 30,9%

3,0
66.807 93,3% 6,7%

4,0
6.210 99,38% 0,62%

5,0
233 99,977% 0,023%

6,0
3,4 99,99966% 0,00034%

2.2 Implementação - Mudança Organizacional

A implementação de uma nova metodologia representa um grande desafio para uma organização. O envolvimento e comprometimento de todas as partes envolvidas, inclusive da alta administração, é um fator decisivo para que se...
tracking img