SIUMULADO Metodologia Pr Tica De Alfabetiza O E Letramento

1700 palavras 7 páginas
Metodologia Prática de Alfabetização e Letramento
Parte superior do formulário

1a Questão (Ref.: 201307255783)
Pontos: 1,0 / 1,0

A concepção filosófica empirista foi representada fortemente por John Locke (1632-1704) que defendia a experiência e os sentidos como elementos a serem valorizados para o alcance do conhecimento. Qual das alternativas abaixo está INCORRETA no que se refere às ideias defendidas pelo empirismo que serviram de base para a alfabetização?

A criança nasce como uma tabula rasa ou folha de papel em branco e, por isso, todas as suas experiências com a escrita devem ser iniciadas na escola para que sejam apreendidas de forma correta.

A alfabetização é concebida como um processo que deve estar apoiado em critérios de prontidão ou maturação neurológica, pois a criança deve ter estruturas nervosas e perceptivas prontas para interagir com o meio e extrair dele as experiências alfabetizadoras.

A criança é vista como ser passivo e incompleto, que deve ser ensinada pelo meio, pois as suas experiências culturais (não escolares) com a leitura e a escrita não são valorizadas pela escola. A criança é concebida como um sujeito em permanente construção do seu conhecimento, a partir da sofisticação dos esquemas cognitivos utilizados para interagir com a realidade.

A criança executa exercícios psicomotores que objetivam prepará-la para desenvolver a coordenação motora fina, a discriminação da esquerda e da direita, a organização espacial dos traçados no papel entre outras habilidades necessárias à escrita. Gabarito Comentado.

2a Questão (Ref.: 201307255793)
Pontos: 1,0 / 1,0

Há algumas concepções de conhecimento que podem influenciar a forma do educador conduzir o processo de alfabetização. Segundo a concepção de conhecimento Construtivista, a criança escreve refletindo sobre as suas hipóteses de construção da palavra. É um dos pressupostos metodológicos dessa concepção:

Desconsiderar a existência do erro, observando que há um processo

Relacionados