Situacoes de mercado

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (828 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
RESUMO SOCIOLOGIA I
PIERRE BOURDIEU
1. HABITUS
São as estruturas sociais de nossa subjetividade que se constituem inicialmente por meio de nossas experiências e depois de nossa vida adulta. É amaneira como as estruturas sociais se imprimem em nossas cabeças e em nossos corpos, pela interiorização da exterioridade.
Ou, o habitus é toda nossa experiência passada incorporada aos nosso ser.É uma verdadeira bússola interna que nos permite nos orientar no espaço social.
Uma das funções da noção de habitus é a de dar conta da unidade de estilo que vincula as práticas e os bens de um agentesingular ou de uma classe de agentes.
Os habitus são princípios de práticas distintas e distintivas.
2. CAPITAL
Uma sociedade de campos
Para Bourdieu a sociedade não tem lógica, não háconflito central, nenhuma autoridade global que unifica. As coisas são diferentes campos de trabalho com as suas próprias regras: o científico, político, artístico, religioso, entre outros. Cada um destesé o ponto de partida para suas pesquisas.
- O SOCIAL como a agregação de recursos atuais ou potenciais que têm ligação estreita com uma rede durável de relações institucionalizadas de reconhecimento ede inter-reconhecimento mútuo. É de prestígio, contatos, relacionamentos...
- O CULTURAL: é adquirido na família e instituições educacionais. Uma vasta gama de conhecimentos e competência.
- OECONÔMICO, sob a forma dos diferentes fatores de produção (terras, fábricas, trabalho) e do conjunto de bens econômicos (dinheiro, patrimônio, bens materiais) é acumulado, reproduzido e ampliado por meiode estratégias específi-cas de investimento econômico e de outras relacionadas a investimentos culturais e à obtenção ou manutenção de relações sociais que podem possibilitar o estabele-cimento devínculos economicamente úteis, a curto e longo prazo.
- O SIMBÓLICO é um conceito utilizado por Bourdieu com o objetivo de permitir compreender alguns fenômenos que de outra maneira permaneceriam...
tracking img