situacao socioeconomica dos agregados familiares das zoanas vulneraveis as inundacoes-caso da localidade de Nhacolo sede, Distrito de tambara

6559 palavras 27 páginas
CAPÍTULO I: INTRODUÇÃO
Moçambique, é um dos países em vias de desenvolvimento, onde a maior parte da sua população vive abaixo da linha de pobreza. Com uma população que tem sofrido impactos cíclicos de inundações no vale de Zambeze.

A baixa renda percapita da população, tem levado a população a procura de áreas férteis para a agricultura, como base de sustento, levado esta mesmo população a se distanciar das zonas com acesso a serviços básicos, como o caso de saúde e educação e acesso a água potável.

O estudo tem como base fundamental, a analise socioeconómica da população, de localidade de Nhacolo, no distrito de Tambara, parte se do principio que a procura de terras férteis para agricultura na área de estudo tem causado, impactos negativos a população, como a falta de acesso a serviços básicos a construção de infra-estrutura precárias, conduzindo a população a baixo rendimento, tendo em consideração que a agricultura praticada e de subsistência.

Nesta perspectiva, a pesquisa, visa basicamente a análise da situação sócio económica da localidade de Nhacolo, o inquérito e dado da CENACARTA foi o instrumento básico, para análise metodológica, que culminou com o respaldo dos objectivos propostos.

Para responder com os objectivos propostos a pesquisa, apresenta-se dividida em: problematização, hipótese, metodologia, revisão bibliográfica, análise e discussão dos dados, conclusão e recomendações.

1.1 SITUAÇÃO SÓCIO ECONÓMICO DAS FAMÍLIAS NAS ÁREAS VULNERAVEIS A INUNDAÇÃO- Estudo de Caso ao Norte de localidade de Nhacolo, Distrito de Tambara.

1.2 DELIMITAÇÃO DO TEMA
A presente monografia tem como analise da situação sócio económica das famílias localizadas nas áreas de riscos, (áreas propensa a inundações) e de graves problemas ambientas, ao norte da localidade de Nhacolo, no distrito de Tambara na província de Manica. Importa referir que a área faz parte do vale do Zambeze, área propensa a inundações .
1.3 JUSTIFICATIVA
De

Relacionados