Sistmeas Ofensivos no Basquetebol

2849 palavras 12 páginas
BASQUETEBOL: FUNDAMENTOS OFENSIVOS.
MARIO ROBERTO GUARIZI
IVO ANDRÉ POLONIO
UNESP – Universidade Estadual Paulista - Faculdade de Ciência e Tecnologia –
Pres. Prudente - SP. Departamento de Educação Física
Apoio: FUNDUNESP - Fundação para o Desenvolvimento da UNESP
INTRODUÇÃO
Contemporaneamente não restam dúvidas que a ofensiva no basquetebol depende de alguns fatores, e, nos trás inúmeras vantagens podendo influenciar diretamente no andamento e no resultado final do jogo, isso, quando a equipe consegue colocar o adversário em desvantagem quebrando seu equilíbrio defensivo. Uma equipe quando tem a posse da bola, pode-se dizer que a mesma está na ofensiva, isto é, ela passa a ser atacante.
Afirma-se que a ofensiva é a principal função da equipe no jogo, porque é através da ofensiva que se determina o maior número de pontos de uma equipe. Pode-se afirmar, ainda, que as ações ofensivas quando desenvolvidas adequadamente, tem forte tendência para assegurar a vitória sobre o adversário.
De acordo com Oliveira e Graça (1998), relatam que os objetivos da ofensiva são: fazer progredir a bola, invadindo o meio campo defensivo do adversário; finalizar o ataque com lançamentos e concretizar a cesta.
Nota-se que a ofensiva em conjunto, como a defensiva, depende diretamente das características e habilidades individuais dos jogadores que a compõem. No entanto, durante o jogo a escolha da forma coletiva de ataque a ser utilizada não é feita livremente; ela fica na dependência do sistema de defesa da equipe adversária. Evidentemente, contra uma defesa
“homem a homem” (individual), o tipo de ATAQUE a ser adotado obedecerá a certos princípios que, em muitos aspectos, diferem formalmente daqueles que devem ser observados contra uma defesa por zona.
Ferreira e De Rose (1987) afirmam que após a aprendizagem e fixação dos fundamentos individuais de ataque, torna-se necessária a prática em situações que se aproximam da dinâmica do próprio jogo
Entende-se que

Relacionados