sistheema comple

1434 palavras 6 páginas
Vias de ativação do sistema complemento

INTRODUÇÃO

O sistema complemento é o principal mecanismo efetor humoral da reação inflamatória e da destruição de agentes infecciosos. Ele possui o conjunto de no mínimo 30 proteínas química e físico-quimicamente distintas, que se integram durante o exercício dos dois processos acima, tendo como resultado final a formação de fatores quimiotaticos, anafilatoxinas, opsonização e lise de células ou de microrganismos.
Existem três vias de ativação do sistema complemento: a clássica, a alternativa e a das lectinas, tendo todas como resultado final da lise. As três vias apresentam a mesma sequencia de ativação depois do componente C5, apartir desse ponto, fala-se em via efetora comum as três vias. O componente comum para todas as vias é o C3, de maior concentração plasmática.
O sistema complemento faz parte da resposta imunológica inata, pois já ao nascimento estão presente no plasma os componentes do complemento, e a cascata de ativação ocorrem sempre da mesma forma. A via clássica é um ponto de união entre a resposta inespecífica e a especifica, uma vez que necessita de imunoglobulinas para a sua ativação.

Vias de Ativação

Via clássica
Também conhecida como via adaptativa, é uma via especifica de ativação do C, o seu processo de ativação desencadeia-se por imunocomplexos.
A via clássica inicia pela ativação do componente C1q. É necessária a formação de anticorpos contra os antígenos que devam ser destruídos, daí ser esta via mais demorada do que a alternativa. As imunoglobulinas capazes de ativar a via clássica do complemento são a IgM, IgG1 e a IgG3, sendo que a Ig2 ativa em pequena escala do sistema complemento, e a IgG4 não apresenta capacidade para essa ativação.
São necessárias duas imunoglobulinas IgG ou uma IgM para que a ativação seja iniciada.
Os componentes C!, C4, C2 e as proteínas regulatórias I-CE (inibidora

Relacionados