Sistematizacao da enfermagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1511 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Sistematização da assistência da enfermagem.
A Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE) é um método científico de trabalho que proporciona melhoria significativa da qualidade da assistência prestada ao cliente através do planejamento individualizado das ações de Enfermagem elaboradas pelo profissional enfermeiro. O primeiro passo para a implementação da SAE é a escolha de uma teoria deenfermagem, que é usada para direcionar as demais etapas da sistematização da assistência. Após isto, é implementado o processo de enfermagem que é constituído por cinco etapas:
1. Etapa: Investigação
Primeiro passo para determinar o estado de saúde do paciente. Consiste na coleta de informações referentes ao estado de saúde do paciente, da família e da comunidade com o propósito de identificaras necessidades, os problemas, as preocupações e as reações humanas desse paciente.
Portanto torna-se imprescindível que as informações coletadas sejam as mais precisas e fidedignas possíveis, para que o perfil de saúde ou de doença do paciente seja estabelecido.
Existem cinco passos que podem ajudar o enfermeiro a realizar uma investigação sistemática e ordenada.
• Coleta de dados
Os dadosreferentes ao estado de saúde do cliente são investigados de maneira direita ou indireta.
Os dados indiretos são aqueles coletados diretamente do paciente, por meio da anamnese (busca relembrar todos os fatos que se relacionam com a doença e à pessoa doente) e do exame físico (conjunto de técnicas e manobras de alguns profissionais de saúde com o intuito de diagnosticar uma doença ou problemas defuncionalidade, entre outros.)
Os dados indiretos são aqueles obtidos pelos familiares, amigos, prontuários de saúde, registro de outros profissionais, resultados de exames laboratoriais, entre outros. Os dados são classificados em duas categorias: Objetivo (o que é observável) e os subjetivos (o que a pessoa afirma).
Esses dados são indicações que possibilitam um julgamento sobre a existência ounão de um problema.

• Validação dos dados

A enfermeira devera comprovar se os dados coletados estão corretos comparando-os com valores normais ou padrões, ou seja, verificar se as informações coletada e factual e completa, no intuito de evitar erros na identificação dos problemas ou deixar de coletar dados importantes.

• Agrupamento de dados
Os dados da situação de saúde do pacientedevem ser agrupados em conjuntos de informações relacionadas, mantendo-se enfoque de enfermagem e aproximando-se os padrões de resposta e funcionamentos humanos.
O agrupamento de dados e um principio de pensamento critico que exige do enfermeiro a realização de julgamentos baseados em evidencias. Essa coleta de dados pode ser direcionada para o registro e a organização das informações coletadas.• Identificação de padrões
O enfermeiro devera identificar impressões iniciais dos padrões de funcionamento humano e decidir sobre o que e relevante, direcionando a investigação para a aquisição de informações, ou seja, procurando os fatores que contribuem para a criação do padrão. Por exemplo, ao receber um paciente que apresenta um problema respiratório o enfermeiro deve inferir quais são osfatores relacionados com o aparecimento das evidencias apresentadas pelo paciente.
• Comunicação e registro de dados

Os dados significativos devem ser comunicados, assegurando-se com isso que os outros membros da equipe interdisciplinar tenham conhecimento da situação do paciente e garantindo a detecção precoce dos seus problemas.
O registro de dados promove a continuidade da assistência, aexatidão das anotacoes e o pensamento criticam uma vez que o enfermeiro poderá fazer uma avaliação do registro de suas informações e com isso analisar dados coletados e aprofundar seus conhecimentos.

2 Etapa: Diagnostico de enfermagem

A função do diagnóstico de enfermaria é facilitar o cuidado da enfermagem. São análises feitas a partir do estado de saúde dos clientes envolvidos, sendo que o...
tracking img