Sistemas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (347 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A Bolsa de Valores de Moçambique é uma instituição criada pelo decreto n° 49/98, de 22 de Setembro, em resultado do cumprimento de um dos objectivos da política económica do Governo, nomeadamente adiversificação das alternativas de financiamento existentes, a promoção da poupança e a sua conversão em investimento produtivo.

A Bolsa de Valores de Moçambique é uma entidade que tem por objecto aorganização, gestão e manutenção de um mercado central de valores mobiliários, cabendo a ela manter os meios e sistemas apropriados para o funcionamento de um mercado livre para a transacção dosvalores mobiliários cotados.

O acesso à Bolsa de Valores de Moçambique pode ser feito em dois mercados distintos: o Mercado de Cotações Oficiais (destinado às empresas de grande porte) e o SegundoMercado (destinado às pequenas e médias empresas).

Vantagens da Bolsa de Valores de Moçambique:

Os seus investimentos são geridos dentro dos padrões legal e internacionalmente reconhecidos.
Ostítulos negociados em bolsa beneficiam de 50% de isenção do Imposto sobre o Rendimento (IRPC/IRPS), o que obviamente aumenta os ganhos que daí advêm.
No acto de emissão e na realização de transacções, osvalores mobiliários beneficiam de isenção do imposto de selo.
É um instrumento alternativo de financiamento das empresas.
Custo de financiamento reduzido em relação ao crédito bancário (Emissão deAcções, Obrigações, Papel Comercial, entre outros).
É um meio de acesso a financiamentos internacionais através da mobilização de investidores internacionais.
Incentiva a canalização da poupança parao investimento produtivo pois a rentabilidade é potencialmente mais alta que nos depósitos a prazo.
Permite o conhecimento do valor das empresas através do estabelecimento de um preço de mercado.Formas de Financiamento oferecidas pela Bolsa de Valores de Moçambique:

O financiamento do Estado através do Mercado:

Empréstimos obrigacionistas (Obrigações do Tesouro
Privatizações (Venda...
tracking img