Sistemas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2384 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Sistemas Operacionais Modernos
Adriana S. R. Viana, Elton S. Almeida, Michel R. S. Sousa, Roger T. A. Baraúna
Uninorte – Centro Universitário Do Norte – Laureate International Universities
Rua Huascar De Figueiredo, 290 – Centro
adriana_samara_15@hotmail.com,rogertaylorr@hotmail.com,dinho_silva@hotmail.com,michel_rodrigues_k1@hotmail.com
Abstract. Abstract. A modern computer system comprisesone or more processors, a certain amount of main memory, although the technologies of constructing core memory, terminals, magnetic disks, network interfaces and a set of input / output.
Resumo. Um sistema de computador moderno é composto por um ou mais processadores, certa quantidade de memória principal, apesar da tecnologia de construção de memória com núcleos, terminais, discos magnéticos,interfaces de rede e um conjunto de dispositivos de entrada/saída.
1. Introdução
Um computador sem seu software nada mais é do que um pedaço inútil de metal. No entanto, quando equipado com o software adequado, ele é capaz de armazenar, processar e recuperar informações, encontrar erros de sintaxe em textos, executar uma imensa variedade de jogos eletrônicos e de engajar seu usuário em muitasoutras atividades bastante produtivas. O software de um computador pode ser dividido, grosso modo, em duas categorias: os programas do sistema, que gerenciam a operação do próprio computador, e os programas de aplicação, que resolvem problemas para seus usuários.
Um sistema de computador moderno é composto por um ou mais processadores, certa quantidade de memória principal, terminais, discosmagnéticos, interfaces de redes e um conjunto de dispositivos de entrada/saída.
Há muitos anos, ficou claro que se deve encontrar uma maneira de afastar o usuário da complexidade do hardware. A forma encontrada, que evoluiu gradualmente, foi a de colocar uma camada de software em cima do hardware, para gerenciar todos os componentes do sistema, apresentando-o ao usuário com uma interface muitosimples de entender e de programar. Tal interface e conhecida como máquina virtual.
Na parte de baixo está o hardware, o qual em muitos casos é composto de duas ou mais camadas. A mais baixa delas contem os dispositivo físicos, representados por chips de circuito integrado, fios, fonte de alimentação, tubos de raios catódicos, e assim por diante.
A principal função do sistema operacional é a deesconder toda esta complexidade, oferecendo ao programador um conjunto de instruções mais convenientes para o desenvolvimento de seu trabalho. Acima do sistema operacional, estão os demais softwares do sistema, usualmente conhecidos como interpretadores de comando, compiladores, editores etc.
O sistema operacional é a porção de software que roda no modo kernel ou modo supervisor, com o objetivode proteger o hardware da ação direta do usuário final da máquina, ação esta que pode vir a ser desastrosa. As máquinas antigas não implementavam tal proteção, deixando o hardware bastante vulnerável.
Os demais componentes do software do sistema, tal como compiladores e editores, rodam no modo usuário.
Finalmente, acima dos programas dos sistemas, encontram-se os programas de aplicação. Taisprogramas são escritos pelos usuários para resolver problemas específicos, que envolvem o processamento comercial de informações, cálculos científicos, jogos eletrônicos etc.
2.1. O que é um sistema operacional?
A maioria dos usuários de computador já teve algum tipo de experiência com um sistema operacional. Mesmo assim, é difícil dar ao usuário uma ideia precisa do que é um sistemaoperacional. Parte do problema vem do fato de o sistema operacional realizar duas funções que não possuem nenhuma relação uma com a outra, e dependendo de quem está tentando passar a ideia, poderá dar um colorido maior a uma ou a outra função.
2.2.1. Sistema operação visto como uma máquina estendida
A arquitetura da maioria dos computadores é bastante primitiva e difícil de programar, em...
tracking img