Sistemas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1462 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Aula-tema 5: Comparação entre China e Índia
Essa aula tratará da análise comparativa do processo de desenvolvimento da China e da Índia, pois são países que se tornaram referências mundiais em termos de crescimento econômico e inovação tecnológica nos últimos anos, como vimos nas aulas anteriores. Esses países são o “I” e o “C” da sigla BRIC, (Brasil, Rússia, Índia e China), os principais paísesemergentes no mundo de hoje. Vamos reanalisar e comparar os principais fatores que possibilitaram o crescimento econômico da China e da Índia e suas perspectivas futuras em termos de desenvolvimento humano, competitividade e diminuição das desigualdades sociais e econômicas, um dos maiores problemas desses países.
Esses dois países são duas das civilizações mais antigas do mundo, existindo desdeantes da era cristã, sendo que se formaram a partir de ondas sucessivas de colonizações e invasões de outros povos, dando aos países caráter multirracial e cultural. Índia e China têm um passado marcado por fortes relações econômicas e políticas com a Inglaterra, tendo sido fornecedores de matérias-primas e mão-de-obra e compradores dos produtos ingleses. Tropas do exército indiano lutaram pelaInglaterra na II Guerra Mundial. Os dois países em análise romperam suas relações com o Reino Unido após a II Guerra Mundial e passaram a trilhar caminhos próprios. A China como um país socialista dirigido de forma ditatorial por Mao Tse-tung, e a Índia como a maior democracia do mundo, capitalista, mas fechada e altamente regulada pelo Estado.
Em 1976, após a morte de Mao, assumiu o poder DengXiaoping, que iniciou uma reformulação dos rumos econômicos e sociais da China, eliminando gradualmente o sistema de agricultura coletiva, liberando os preços dos produtos, dando autonomia para a atuação das empresas estatais. Também reformou o sistema bancário e desenvolveu o mercado acionário chinês. Assim, o país passou a ter uma nova inserção na economia internacional que o levou ao altocrescimento e à importância atual do país como centro industrial do mundo. Por sua vez, a Índia iniciou uma fase de alto crescimento econômico após 1991, quando seu governo abandonou políticas socialistas e deu início a um processo de liberalização da economia, que envolveu o incentivo ao investimento estrangeiro, a redução de barreiras tarifárias à importação, a modernização do setor financeiro eajustes nas políticas fiscal e monetária. Nos últimos anos, a Índia tornou-se um importante centro de serviços relacionados com tecnologias de informação. É o principal beneficiário da terceirização de serviços de desenvolvimento de software, websites e jogos, além de call centers, e-commerce e serviços de contabilidade, entre outros.
A Tabela 1 resume alguns dados que ressaltam a importância dessespaíses na economia mundial. Juntos, China e Índia têm cerca de 2,5 bilhões de habitantes, o que equivale a cerca de 40% da população mundial. Desse modo, juntos têm alta disponibilidade de mão-de-obra e um grande mercado consumidor para produtos básicos como alimentos, roupas e calçados.
O crescimento do PIB per capita na Índia desde os anos 1990 foi em média de 4%, metade do da China, mas aindaestão muito abaixo das economias desenvolvidas. O crescimento econômico tem possibilitado que a população desses países consuma mais produtos básicos, o que tem reflexos na importação de alimentos.









Tabela 1 – Principais dados econômicos da China e da Índia
[pic]
Fonte: Livro-texto
O crescimento do PIB Total desses países tem sido relativamente elevado, alcançando taxas acima de8% em vários anos para a Índia e acima de 11 % ao ano para a China. Existem diferenças, contudo, quanto aos setores que mais cresceram, sendo que na Índia foi o de serviços e na China a indústria em geral. Esses países juntos representam 19% do PIB mundial, medido pela paridade de poder de compra e atingem 7% das exportações mundiais de bens e serviços. Esses dados estão na Tabela 2, onde se...
tracking img