Sistemas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3478 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Aula 03
Introdução a Organização de Computadores

Cap. 2: Componentes de Um Sistema de Computação
Prof. Welton Dias de Lima Especialista em Gestão de Tecnologia e Segurança da Informação.

2.1 Descrição dos Componentes


Hardware: parte física do computador. Ex.: teclado, moude, impressora, monitor, etc. Software: parte lógica do computador (programas). Ex.: windows, word, excel,corel, etc. Peopleware: pessoas que utilizam sistemas computacionais (usuários).





Funcionamento do computador
 

De uso cotidiano, um computador é um equipamento eletrônico, já quase considerado um eletrodoméstico, geralmente associado a um monitor, um teclado e um mouse. Quase todos os computadores atuais ainda utilizam a arquitetura de von Neumann proposta no final da década de 1940por John von Neumann.

Principais componentes

Memória Cache Disco Rígido

Barramento ou Bus Processador

Memória RAM

Principais componentes
 

Os componentes mais importantes são: A CPU e a Memória. O projeto de circuitos de uma CPU determina sua velocidade básica, porém outros fatores podem interferir na velocidade, descreveremos alguns deles: Memória: mais RAM significa que ocomputador pode usar programas maiores e mais poderosos, e que esses programas podem acessar arquivos de dados maiores.
 



Pode também fazer o computador trabalhar mais rápido. O computador não precisa necessariamente carregar todo um programa na memória para executá-lo, mas, quanto mais couber na memória, mais depressa será a execução.

...Principais componentes


Relógiointerno do computador: sua principal finalidade não é manter a hora do dia. De acordo com sua velocidade, ele processa os dados mais depressa.
 

Hertz é uma medida de ciclos do relógio por segundo. Ciclo é o tempo que demora para executar uma operação. Megahertz segundo". (MHz) significa "milhões de ciclos por



Barramento: este termo refere-se aos percursos entre os componentes de umcomputador.


O barramento de dados é um percurso elétrico que conecta a CPU, a memória e os outros dispositivos de hardware da placa-mãe. É formado por vários fios, onde cada um transfere um bit de cada vez. Por exemplo um barramento de 32 bits, transfere 4 bytes.



...Principais componentes


Memória cache: entre as operações mais demoradas que uma CPU precisa efetuar está atransferência de dados entre a memória e os registradores. O problema é que a CPU é muito mais rápida do que a RAM. A solução parcial para esse problema é incluir uma memória cache na CPU. A cache é parecida com a RAM, mas extremamente mais rápida em comparação a memória normal, e é usada de maneira diferente, contém os dados e instruções mais recentemente carregadas pela CPU.

 

Unidade central deprocessamento


A CPU (Central Processing Unit) é a parte de um computador que interpreta e leva as instruções contidas no software. Na maioria das CPUs, essa tarefa é dividida entre uma unidade de controle que dirige o fluxo do programa e uma ou mais unidades de execução que executam operações em dados. Quando cada parte de uma CPU está fisicamente em um único circuito integrado ela é chamadade microprocessador. Praticamente todas microprocessadores. as CPU's fabricadas hoje são







Memórias
Memória principal: medido em nanosegundos (ns). Memória Principal é a parte do computador onde programas e dados são armazenados para processamento. A informação permanece na memória principal apenas enquanto for necessário para seu emprego pela UCP, sendo então a área de MP ocupadapela informação pode ser liberada para ser posteriormente sobre gravada por outra informação. Quem controla a utilização da memória principal é o Sistema Operacional. Memória secundária: também conhecida por memória de massa ou memória auxiliar. Sua função é armazenar grande quantidade de dados e evitar que estes se percam com o desligamento do computador. A memória secundária não é acessada...
tracking img