Sistemas wifi

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2517 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
SISTEMAS WIRELESS

Introdução

As tecnologias de redes evoluem a cada dia. Outra tecnologia que está surgindo com bastante força no mercado são as redes Wireless, ou redes sem fio. Nesta categoria de redes, se permitem definir assim, há vários tipos de redes que são: Redes Locais sem Fio ou WLAN (Wireless Local Area Network), Redes Metropolitanas sem Fio ou WMAN (Wireless Metropolitan AreaNetwork), Redes de Longa Distância sem Fio ou WWAN (Wireless Wide Area Network), redes WLL (Wireless Local Loop) e o novo conceito de Redes Pessoais Sem Fio ou WPAN (Wireless Personal Area Network).

Sistemas Wireless

Uma rede sem fio refere-se a uma passagem aérea sem a necessidade do uso de cabos – sejam eles telefônicos, coaxiais ou ópticos – por meio de equipamentos que usamradiofrequência (comunicação via ondas de rádio) ou comunicação via infravermelho, como em dispositivos compatíveis com IrDA. É conhecido também pelo anglicismo wireless.
O uso da tecnologia vai desde transceptores de rádio como walkie-talkies até satélites artificiais no espaço. Seu uso mais comum é em redes de computadores, servindo como meio de acesso à Internet através de locais remotos como um escritório,um bar, um aeroporto, um parque, ou até mesmo em casa, etc.
Sua classificação é baseada na área de abrangência: redes pessoais ou curta distância (WPAN), redes locais (WLAN), redes metropolitanas (WMAN) e redes geograficamente distribuídas ou de longa distância (WWAN).

Wireless Personal Area Network – WPAN

Wireless Personal Area Network (WPAN, rede de área pessoal sem fio) é um tipo de redeonde vários dispositivos, como celulares, estão conectados a uma rede sem fio disponibilizada em um alcance pequeno, normalmente alguns metros. Está normalmente associada ao Bluetooth (antigamente ao IR). Pode ser vista com a interação entre os dispositivos móveis de um utilizador. A WPAN é projetada pra pequenas distâncias, baixo custo e baixas taxas de transferência.
O padrão 802.15, é denominadopadrão de rede de área pessoal sem fio (Wireless Personal Area Network – WPAN), um primo do 802.11 na família IEEE 802, cuja finalidade é prover conectividade entre dispositivos pessoais separados por até 10 metros, aproximadamente. O 802.15 é essencialmente uma tecnologia de ‘substituição de cabo’ de baixa potência, curto alcance e baixa velocidade para interconectar notebooks, equipamentosperiféricos, telefones celulares, PDAS, e Smartphones, ao passo que o 802.11 é uma tecnologia ‘de acesso’ de potência mais alta, alcance médio e velocidade mais alta.
Adotada por funcionar sobre uma área pequena, com baixa potência e a baixo custo. As camadas de enlace e física da rede 802.15 – WPAN são baseadas na especificação original do Bluetooth para redes pessoais, e operam em faixa de rádionão licenciada de 2,4 GHz em modo TDM, com intervalos de tempo (time slots) de 625 microssegundos. Durante cada intervalo de tempo, um emissor transmite por um entre 79 canais, sendo que, de intervalo para intervalo, o canal muda de uma maneira conhecida, porém pseudoaleatória. Essa forma de saltar de canal em canal (hopping), conhecida como frequency-hopping spread spectrum (FHSS), espalhatransmissões sobre o espectro de frequência ao longo do tempo e pode prover velocidades de dados de até 721 kbps.
Sem esquecer as tecnologias que também fazem parte da WPAN HomeRF (Home Radio Frequency), ZigBee (também conhecida com o nome IEEE 802.15.4) e por último, as ligações infravermelhas permitem criar ligações sem fios de alguns metros com débitos que podem chegar a alguns mégabits por segundo.
Obluetooth “O projeto foi denominado Bluetooth em homenagem a Harald Blaatand (Bluetooth) II, (940-981), que unificou (isto é, conquistou) a Dinamarca e a Noruega, também sem fios.”.
Inicialmente criado por um grupo de quatro empresas (L.M. Ericsson, IBM, INEL, Nokia e Toshiba) em 1994, e posteriormente padronizado pela IEEE sob o padrão 802.15.1 em 2002. Tinha por objetivo livrar-se dos...
tracking img