Sistemas pneumáticos e hidráulicos

Páginas: 10 (2368 palavras) Publicado: 27 de setembro de 2011
1 - Quais as vantagens dos sistemas pneumáticos e hidráulicos em relação aos elétricos?

Vantagens:
Incremento da produção com investimento relativamente pequeno.

Redução dos custos operacionais.
A rapidez nos movimentos pneumáticos e a libertação do operário (homem) de operações repetitiva possibilitam o aumento do ritmo de trabalho,
aumento de produtividade e, portanto, um menor custooperacional.
Robustez dos componentes pneumáticos.
A robustez inerente aos controles pneumáticos torna-os relativamente insensíveis a vibrações e golpes, permitindo que ações mecânicas do próprio processo sirvam, de sinal para as diversas seqüências de operação; são de fácil manutenção.
Facilidade de implantação.
Pequenas modificações nas máquinas convencionais, aliadas à disponibilidade de arcomprimido, são os requisitos necessários para implantação dos controles pneumáticos.
Resistência a ambientes hostis.
Poeira, atmosfera corrosiva, oscilações de temperatura, umidade, submersão em líquidos raramente prejudicam os componentes pneumáticos, quando projetados para essa finalidade.
Simplicidade de manipulação.
Os controles pneumáticos não necessitam de operários especializados parasua
manipulação.
Segurança.
Como os equipamentos pneumáticos envolvem sempre pressões moderadas, tornam-se seguros contra possíveis acidentes, quer no pessoal, quer no próprio equipamento, além de evitarem problemas de explosão.
Redução do número de acidentes.
A fadiga é um dos principais fatores que favorecem acidentes; a implantação de controles pneumáticos reduz sua incidência (liberaçãode operações repetitivas).

Limitações:
O ar comprimido necessita de uma boa preparação para realizar o trabalho proposto: remoção de impurezas, eliminação de umidade para evitar corrosão nos equipamentos, engates ou travamentos e maiores desgastes nas partes móveis do sistema.
Os componentes pneumáticos são normalmente projetados e utilizados a uma pressão máxima de 1723,6 kPa. Portanto, asforças envolvidas são pequenas se comparadas a outros sistemas. Assim, não é conveniente o uso de controles pneumáticos em operação de extrusão de metais. Provavelmente, o seu uso é vantajoso para recolher ou transportar as barras extrudadas.
Velocidades muito baixas são difíceis de ser obtidas com o ar comprimido devido às suas propriedades físicas. Neste caso, recorre-se a sistemas mistos(hidráulicos e pneumáticos).
O ar é um fluido altamente compressível, portanto, é impossível se obterem paradas intermediárias e velocidades uniformes. O ar comprimido é um poluidor sonoro quando
são efetuadas exaustões para a atmosfera

Sistema elétrico
É formado por motores elétricos, contatos, cabos, etc. Geralmente é fácil de instalar e controlar, além de ser preciso. Entretanto, tende a serpesado e requer medidas especiais para não falhar repentinamente devido a algum mau contato ou superaquecimento.
2 - O que determina a escolha preferencial de sistemas pneumáticos e de sistemas hidráulicos?
Amplia forças com facilidade, utilizando cilindros atuadores de diâmetro maior que a do cilindro primário ( rendimento mecânico elevado );
É bastante confiável, devido à sua relativasimplicidade e proucas peças móveis, que funcionam abundamente lubrificadas pelo flúido hidráulico. As falhas são geralmente graduais e manifestam-se através de vazamentos, que podem ser detectatos por uma inspeção visual. Um exemplo de confiabilidade é o freio dos automóveis que mesmo com manutenção deficiente, falham menos que os freios pneumáticos dos caminhões.
É um sistema leve, porque seuscomponentes são pequenos. Por exemplo, com as atuais pressões de 200 kgf/cm², podemos produzir uma tonelada-força com um cilindro atuador de apenas 2,5 cm de diâmetro.
É de fácil instalação, pois as tubulações e os pequenos cilindros e válvulas podem ser instalados em locais restritos e de difícil acesso.
É controlado com facilidade, abrindo ou interompendo a passagem do fluido através de válvulas que...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • SISTEMAS HIDRÁULICOS E PNEUMÁTICOS
  • sistema hidraulico pneumáticos
  • Sistema Hidráulico e Pneumático
  • ATPS
  • Sistemas Hidraulicos e Pneumaticos
  • Sistemas hidráulicos e pneumáticos
  • Sistemas hidráulicos e pneumáticos
  • Sistemas Hidraulicos e Pneumaticos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!