Sistemas para internet

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1136 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de outubro de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
Unidade de Aprendizagem: História da Internet
Curso: Sistemas para internet

Orientações:
Procure o professor sempre que tiver dúvidas.
Entregue a atividade no prazo estipulado.
Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.
Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).

1. Veja o texto abaixo:

Direito autoral de software: como sua empresa podeevitar prática ilegal
Advogada especializada no assunto adverte que sócios de companhias podem ser presos em caso de violação da lei.
Ana Paula Siqueira Lazzareschi de Mesquita - 20 de março de 2014
A expressão “violar direitos de autor de programas de computador”, é substancialmente ampla em razão do próprio objeto. A conhecida cópia não autorizada de um software, para uso, depósito oucomercialização, guardadas as exceções existentes no texto da lei, não constitui, a rigor, a única violação de direitos autoral. Essa prática é considerada crime. 
Veja a seguir atos abaixo exemplificados sobre esse tipo de crime:
a) Comercialização ou divulgação, de forma geral, não autorizada do todo ou partes do programa e da sua documentação;
b) Qualquer alteração no programa feita semconsentimento do autor seja esta alteração a retirada ou substituição de trechos ou rotinas, ou telas, ou um acréscimo ou conjunto de acréscimos intercalados de rotinas desenvolvidas, pelo próprio infrator ou por qualquer outra pessoa, com o propósito de adulterar, descaracterizar e tornar irreconhecível o programa original;
c) O uso do programa de forma diversa daquela estipulada em contrato, ou, mesmoinexistindo qualquer contrato, sem autorização expressa e prévia do autor;
d) A simples tentativa de prática de quaisquer dos atos enumerados, nos termos do artigo 14, inciso II, parágrafo único do Código Penal.
Fonte: http://computerworld.com.br/seguranca/2014/03/20/direito-autoral-de-software-como-sua-empresa-pode-evitar-pratica-ilegal/. Consulta em 01/04/2014.

Agora, responda:
Qual o papel doComitê Gestor da Internet do Brasil em relação ao direito autoral, tema do texto acima? (3,0 pontos)
O Comitê Gestor da Internet não é um órgão que legisla, e sim tem o papel de gerenciamento, pode agir e trabalhar em prol de uma rede mais segura, contra crimes de direitos autorais, promover estudos e recomendar procedimentos. O comitê faz um trabalho colaborativo com outros órgãos, comopolícias e provedores de acesso, oferecendo ajuda na analise de sistemas que foram invadidos.
Fonte: Livro Didatico da Disciplina Introdução a internet, http://www.cgi.br/




2.  A rede ARPANET surgiu para atender um público bem definido: público militar. Seus objetivos estavam diretamente ligados aos interesses da segurança nacional dos EUA. A partir desta ideia surgiram outras redes.
Diante doexposto, descreva em um texto de no mínimo 15 linhas, quais foram as mais importantes e quais a características principais de cada uma delas? (2,0 pontos)
Algumas redes e suas caracteristicas:

BITNET: Era uma rede de mainframes usada para fornecer serviços de correio eletrônico e de transferência de arquivos entre computadores de grande porte em instituições educacionais e de pesquisa.Utilizava um software da IBM chamado RSCS e o protocolo NJE (Network Job Entry) em vez do TCP/IP. Uma das diferenças entre a BITNET e a Internet está nos endereços dos servidores. Os domínios da BITNET eram formados por dois caracteres que identificavam o país, seguidos imediatamente pelo nome do servidor (geralmente a sigla da instituição), sem separadores. Exemplo: XXXXX@BRLNCC.

USENET: É um meio decomunicação onde usuários postam mensagens de texto (chamadas de "artigos") em fóruns que são agrupados por assunto (grupos de notícias). Ao contrário das mensagens de e-mail, que são transmitidas quase que diretamente do remetente para o destinatário, os artigos postados nos grupos de notícias são retransmitidos através de uma extensa rede de servidores interligados.

NSFNET: Adoção do...
tracking img