Sistemas organizacionais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 45 (11164 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
SISTEMAS ORGANIZACIONAIS

Os seres necessitam, desde sempre, associarem-se a outros para melhor suprirem suas necessidades de sobrevivência no planeta, isto é, para associarem-se com um objetivo a ser alcançado, o qual não alcançariam isoladamente devido as suas limitações. Estas associações, quando apresentam uma determinada estrutura e acontecem de maneira organizada e espontânea são chamadasde organizações. Assim, a nossa sociedade moderna e industrializada se caracteriza por ser uma sociedade composta de organizações.
Segundo Chiavenato (1991), as organizações são estruturas sociais extremamente complexas e multidimensionais que estão constantemente em mudança. Para que uma estrutura organizacional possa ser chamada de sistema organizacional deve apresentar, de acordo comPaladini (apud Castro, 1997), os seguintes elementos: "(1) entradas; (2) saídas; (3) interação organizada das partes; (4) princípios básicos de funcionamento; (5) busca de objetivos comuns; e, (6) realimentação".
A empresa tornou-se o modelo de referência para as atividades humanas em geral. "A grande empresa privada tornou-se o paradigma da organização moderna" (Schuck, 1995). Desta forma, a evoluçãoda concepção de organização deve ser coerente com a concepção de mundo e de homem. E os valores adotados na elaboração destas concepções, por conseqüência, irão influir diretamente no conceito de organização.
A teoria geral das organizações tem sido contemplada, através dos tempos, por escolas com abordagens próprias visando a otimização do desempenho e dos resultados organizacionais. Todasestas teorias tentam explicar comportamentos e características peculiares aos seus objetos de estudo. A partir dos conceitos, parâmetros e variáveis organizacionais oriundos de cada uma das escolas, foram desenvolvidas ferramentas gerais e específicas para realizar, segundo sua ótica, o desenvolvimento organizacional no todo ou em partes.
Destas abordagens, as mais novas tem como base teórica, aTeoria Geral dos Sistemas, desenvolvida por von Bertalanffy que causou uma verdadeira revolução no pensamento de todas as áreas do conhecimento.

3.1 Teoria dos Sistemas
A Teoria Geral dos Sistemas, desenvolvida por von Bertalanffy, constata que existem princípios comuns a diferentes disciplinas e áreas de pesquisa. Baseado nisto é desenvolvida a nova teoria, cujo "objeto principal é aformulação e derivação dos princípios que são válidos para "sistemas" em geral (von Bertalanffy, 1968, apud Moro,1997).
Esta teoria causa uma verdadeira revolução no pensamento de todas as áreas do conhecimento, o pensamento analítico dá lugar ao pensamento sintético. A idéia inicial era de que para a compreensão do "todo", este deveria ser decomposto ou reduzido em elementos mais simples e os maisfundamentais possíveis, para primeiramente haver o entendimento das partes e só posteriormente, através da união dos entendimentos parciais, ter-se a compreensão do "todo". No novo pensamento, o entendimento do "todo", é o resultado de um contexto muito maior, do qual faz parte, interfere e influencia e onde é influenciado e sofre interferência. No seu desenvolvimento, esta teoria prepara o caminho parauma nova maneira de pensar a realidade. Esta salienta que os elementos de uma realidade estão interligados, de modo que a maneira correta de entender a realidade e seus elementos é estudando-os em conjunto, assumindo a existência de inter-relacionamentos e efeitos recíprocos. Von Bertalanffy mostra, em seus estudos, o quanto estes princípios são comuns a diferentes áreas da ciência, isto significaa possibilidade de uma interação entre cientistas e pesquisadores, obtendo-se a integração do conhecimento. À vista disto, experiência e informação podem ser trocadas.
Os principais objetivos da Teoria Geral dos Sistemas, de acordo com von Bertalanffy (apud Moro, 1997), são que: (1) existe uma tendência geral em direção à integração de várias ciências, naturais e sociais; (2) tal integração...
tracking img