Sistemas operacionais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1652 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1.INTRODUÇÃO

O sistema operacional é um software situado entre o hardware e as aplicações para gerenciar todos os recursos do sistema (memória, processador, discos, impressoras, e outros dispositivos) de forma organizada e otimizada. É um software que habilita as aplicações a interagirem com o hardware de um computador.
É o primeiro programa que a maquina executa no momento em que é ligada e,a partir de então, não deixa de funcionar até que o computador seja desligado.
Ele reveza sua execução com a de outros programas , como se estivesse vigiando , controlando todo o processo computacional.
O software que contém os componentes centrais do sistema operacional é denominado de núcleo esse núcleo tem a responsabilidade de gerenciar os diversos recursos presentes no sistema operacional.Os sistemas operacionais podem ser encontrados em dispositivos que vão de telefones celulares a automóveis e de computadores pessoas a computadores de grande porte .Na maioria desses sistemas , um usuário requisita ao computador para realizar uma ação (por exemplo , imprimir um documento) .Nestes casos , o sistema operacional gerencia o software e o hardware para produzir o resultado desejado.O objetivo de um sistema operacional é fornecer uma plataforma operacional para que os usuários possam executar programas. Seu objetivo secundário é utilizar o hardware de forma eficaz e eficiente. Ele funciona como gerenciador de recursos e como maquina virtual (compatibilizando aplicações escritas para uma plataforma e que não funcionem em outra) integrando os componentes de hardware e criandouma única maquina abstrata .
O que o sistema operacional faz é gerenciar as particularidade de cada hardware e criar uma interface homogênea (genérica) para as aplicações a serem utilizadas .



2. DESENVOLVIMENTO

2.2 Tipos de sistemas operacionais
Os sistemas operacionais podem ser dos mais diversos tipos ou utilizados para os mais diversos fins. Alguns podem ser do mesmo (Windows, porexemplo, pode ser considerado um sistema operacional de rede, servidor, multi usuário. e desktop). Os tipos de sistemas operacionais são:
Batch ou lote neste tipo todos os programas são colocados em uma fila para execução pelo processador. Este recebe um programa após o outro em sequência. Atualmente o termo batch é utilizado para definir um conjunto de comandos que rodam sem interferência dousuário.
Rede características deste sistema é possibilitar o compartilhamento dos recursos de computadores e disponibiliza-los para uso. A maioria dos sistemas operacionais modernos implementam recursos de rede.
Distribuído os recursos de cada máquina estão disponíveis globalmente de forma de transparente para o usuário. Do ponto de vista dês aplicações é como se não houvesse um conjunto de várioscomputadores, mas apenas um único sistema centralizado. Portanto o usuário desconhece o qual o computador que atendeu a sua solicitação. Infelizmente, esses sistemas operacionais não são uma realidade de mercado, um exemplo é o Amoeba.
Cluster um cluster ou aglomerado de computadores é formado por um conjunto de computadores que utiliza um tipo especial de sistemas operacional classificado comosistema distribuído. Muitas vezes é construído a partir de computadores convencionais o quais são ligados em rede e comunicam-se por meio de sistema,trabalhando como se fosse uma única máquina de grande porte .
Multiusuário sistema operacional que possibilita vários usuários simultâneos. Esse sistema deve suportar a identificação do dono de cada recurso, tais como arquivos, processos ouconexões de rede, e impor regras de controle de acesso para impedir o uso desses recursos por usuários não autorizados. Os principais sistemas operacionais modernos são considerados, tais como Linux, Unix, Windows.
Desktop sistema operacional para uso doméstico ou corporativo. Utilizando para atividades corriqueiras como escutar musica editar textos ou navegar na internet. Normalmente possui um...
tracking img