Sistemas operacionais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1165 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Histórico e Tipos de Sistemas Operacionais.

Ao passar dos anos os Sistemas Operacionais foram se desenvolvendo e estiveram intimamente associados à arquitetura dos computadores nos quais eles rodavam. O primeiro computador digital foi projetado pelo matemáticoCharles Babbage (1792-1871), que gastou fortuna e maior parte de sua vida tentando fazer a máquina funcionar, porém sendo um equipamento mecânico, faltava tecnologia adequada para dar precisão ao seu funcionamento; ou seja, não havia um SO para gerenciar a máquina. Sabendo disso, Babbage contratou Ada Louvelace, como o primeiro programador do mundo, de onde foi criada a linguagem de programação Ada®em sua homenagem.

1ª Geração (1945-1955): Válvulas.
Em meio à década de 40, um grupo de estudiosos, dentre eles: John Von Neumann construíram máquinas de cálculo de grande porte que utilizavam centenas de milhares de válvulas. Nessa época, um mesmo grupo que projetava era o que construía, programava, operava e fazia manutenção da máquina e toda a programação se dava em linguagem de máquinapura, ligando e desligando cabos e conectores para controlar os processos da máquina.
No início da década de 50, introduziram-se os cartões perfurados, substituindo os cabos e conectores onde era possível gravar e ler os programas nos cartões.

2ª Geração (1945-1965): Transistor.
Esse quadro mudou radicalmente com a introdução do transistor nos meados da década de 50, dando assim maisconfiabilidade ao ponto de serem comercializados. Agora já havia então divisões dos grupos de pessoas para cada tarefa a ser executada. Para executar um programa ou um conjunto de programas ( job ); o programador primeiro escrevia em papel (em linguagem FORTRAN ou assembly), transformava em um conjunto de cartões perfurados e levava para um operador. Isso demandava de muito tempo de máquina caso oprocesso de leitura dos cartões se fizesse necessário o uso do compilador FORTRAN. Criou-se então a primeira idéia de sistema operacional, o sistema de processamento em lotes (batch system) existindo uma máquina que fazia apenas a leitura dos cartões, copia de fitas e impressão de saída (IBM 1401) e outra que só fizesse o processo de computação (IBM 7094). Nesse novo processo os programadores traziam oconjunto de cartões para o 1401, que lia e gravava os Jobs em lote na fita; o operador então levava a fita de entrada para o 7094 que realizava a computação; o operador então levava a fita de saída pra outro 1401 imprimir a saída. A estrutura do job se dá em uma linguagem interpretada  para instruir o sistema a inicializar um subsistema ou executar um programa de lote. Os Sistemas Operacionaistípicos da época eram o FMS (o Fortran Monitor System) e o IBSYS usado no 7094 pela IBM.

3ª Geração (1965-1980):Circuitos Integrados.
Nessa época a maioria dos fabricantes de computadores tinha duas linhas de produtos distintas e totalmente incompatíveis. De um lado os computadores científicos de grande escala, baseados em palavras, utilizados para cálculos numéricos de ciência e engenharia; dooutro os comerciais, baseados em caracteres, amplamente usados para classificar e imprimir fitas para bancos e para companhias de seguro. Como desenvolver 2 linhas distintas de produtos era uma proposta cara para os fabricantes, a IBM tentou resolver estes problemas em uma única tacada introduzindo o System/360; que eram uma série de máquinas que variavam desde a capacidade de 1401 até um muito maisdo que o 7094. As máquinas diferiam no preço e no desempenho (memória máxima, velocidade de processamento, número de dispositivos de E/S permitidos, etc.). O 360 foi a primeira linha de computadores utilizando Circuitos Integrados (CI’s) de pequena escala, que proporcionava uma boa vantagem no preço e no desempenho sobre as máquinas da 2ª geração. A idéia de máquinas compatíveis foi copiada...
tracking img