Sistemas operacionais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1059 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
EXERCÍCIOS
1. Como seria utilizar um computador sem sistema operacional? Quais são suas duas principais funções?
Servir de interface gráfica entre os usuários e os recursos disponíveis no sistema computacional, tornando essa comunicação transparente, além de diminuir as chances de erro tornando o trabalho mais eficiente; e ele também tem a responsabilidade de permitir, de forma organizada esegura, o acesso aos diversos recursos do sistema computacional em sistemas multiusuários. E, também, de controlar a execução concorrente de diversas atividades, para que um computador seja capaz de realizar várias tarefas ao mesmo tempo, em um sistema monousuário.

2. Quais as principais dificuldades que um programador teria no desenvolvimento de uma aplicação em um ambiente sem um sistemaoperacional?
A programação teria que ser feita em linguagem de máquina exigindo um grande conhecimento da arquitetura do hardware por parte do programador.

3. Explique o conceito de máquina virtual. Qual a grande vantagem em utilizar este conceito?
É uma visão modular e abstrata onde o computador é visto como uma máquina de camadas ou máquina de níveis, onde existem, inicialmente, dois níveis:hardware e sistema operacional. Com isso, o usuário interage diretamente com o sistema operacional como se o hardware não existisse.

4. Defina o conceito de uma máquina de camadas.
É uma forma como o computador pode ser compreendido. Possuindo assim, duas camadas iniciais, hardware e sistema operacional, entretanto um computador não possui apenas dois níveis (camadas), e sim quantos níveis foremnecessários para adequar o usuário as suas diversas funções. Portanto quando um usuário está trabalhando em um desses níveis não necessariamente precisa saber da existência dos outros. Variando assim o nível das linguagens utilizadas em cada camada entre a mais elementar e a mais sofisticada.

5. Quais os tipos de sistemas operacionais existentes?
Existem três tipos:
- Sistemas Monoprogramáveisou Monotarefa;
- Sistemas Multiprogramáveis ou Multitarefa;
- Sistemas com Múltiplos Processadores.

6. Por que dizemos que existe uma subutilização de recursos em sistemas monoprogramáveis?
Porque em sistemas monoprogramáveis só é possível a execução de um programa por vez, ocorrendo assim a subutilização de programas sendo que um programa não utiliza todos os recursos do sistema totalmenteao longo da sua execução.

7. Qual a grande diferença entre sistemas monoprogramáveis e sistemas multiprogramáveis?
Os sistemas monoprogramáveis são caracterizados por permitir que o processador, a memória e os periféricos permaneçam exclusivamente dedicados à execução de um único programa (existe apenas um programa utilizando os recursos disponíveis). Já nos sistemas multiprogramáveis oumultitarefa, os recursos computacionais são compartilhados entre os diversos usuários e aplicações. Nos multiprogramáveis várias aplicações compartilham os mesmos recursos disponíveis no sistema computacional.

8. Quais as vantagens dos sistemas multiprogramáveis?
As principais vantagens são a redução tanto de custo quanto do tempo de resposta das aplicações, gerada a partir do compartilhamento dosdiversos recursos do sistema entre as diferentes aplicações.

9. Um sistema monousuário pode ser um sistema multiprogramável? Dê exemplo.
Sim, pois apenas um usuário pode estar interagindo com o sistema e concorrentemente diversas aplicações podem estar sendo executadas. O sistema Windows NT é um exemplo.

10. Quais são os tipos de sistemas multiprogramáveis?
Sistemas batch, sistemas detempo compartilhado e sistemas de tempo real.

11. O que caracteriza o processamento batch? Quais aplicações podem ser processadas neste tipo de ambiente?
A característica principal do processamento batch é a de não exigir a interação do usuário com a aplicação. Todas as entradas e saídas de dados da aplicação são implementadas por algum tipo de memória secundária. Alguns exemplos de aplicações...
tracking img