Sistemas operacionais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 18 (4352 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE CAMBURY
GESTÃO EM TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
RENATO ALVES REIS

SISTEMAS OPERACIONAIS – A EVOLUÇÃO DOS COMPUTADORES E DOS SISTEMAS OPERACIONAIS

GOIÂNIA
2011

Faculdade Cambury
Curso: Gestão em Tecnologia da Informação
Disciplina: Sistemas Operacionais
Professora: Adriana Vettorazzo
Aluno: Renato Alves Reis Turma: TI06N

A EVOLUÇÃO DOS COMPUTADORES

O computador atual éfruto de uma evolução que levou décadas para chegar onde está – e ainda está muito longe de chegar ao seu final.  Se pensarmos que cerca de dez anos atrás os processadores ainda nem conheciam os núcleos múltiplos, imaginar as máquinas que inauguraram a informática é uma tarefa ainda mais complicada.
No início da década de 1950 já existiam computadores, mas eles não se apareciam nem um pouco com oque temos hoje, mas já realizavam alguns cálculos complexos em pouquíssimo tempo. Nesses 60 anos, elementos desapareceram componentes foram criados. Abaixo conheceremos um pouco mais sobre essa magnífica história.

AS GIGANTES VÁLVULAS DA PRIMEIRA GERAÇÃO

Os primeiros computadores, como o ENIAC e o UNIVAC eram destinados apenas a funções de cálculos, sendo utilizados para resolução deproblemas específicos. Os computadores da primeira geração não contavam com uma linguagem padronizada de programação. Ou seja, cada máquina possuía seu próprio código e, para novas funções, era necessário reprogramar completamente o computador.

Fonte da imagem: Wikimedia Commons/Domínio Público
Esses computadores gigantescos ainda sofriam com o superaquecimento constante. Isso porque em vez demicroprocessadores, eles utilizavam grandes válvulas elétricas, que permitiam amplificação e troca de sinais, por meio de pulsos. Elas funcionavam de maneira correlata a uma placa de circuitos, sendo que cada válvula acesa ou apagada representava uma instrução à máquina.
Com poucas horas de utilização, essas válvulas eram queimadas e demandavam substituição. Por isso, a cada ano eram trocadas cercade 19 mil delas em cada máquina. Sim, 19 mil válvulas representavam mais do que o total de componentes utilizados por um computador ENIAC. Como você pode perceber, esses computadores não saíam baratos para os proprietários.

TRANSISTORES E A REDUÇÃO DOS COMPUTADORES

As gigantes máquinas não estavam sendo rentáveis, pelos constantes gastos com manutenção. A principal necessidade era substituiras válvulas elétricas por uma nova tecnologia que permitisse um armazenamento mais discreto e não fosse tão responsável pela geração de calor excessivo, evitando superaquecimentos.
Foi então que os transistores (criados em 1947 pela empresa Bell Laboratories) passaram a integrar os painéis das máquinas de computar. Os componentes eram criados a partir de materiais sólidos conhecidos como“Silício”. Exatamente, os materiais utilizados até hoje em placas e outros componentes, extraídos da areia abundante.

Fonte da imagem: Wikimedia Commons/Hohum 
Existia uma série de vantagens dos transistores em relação às válvulas. As dimensões dos transistores eram bastante reduzidas, tornando os computadores da segunda geração cem vezes menores do que os da primeira. Além disso, os novos computadorestambém surgiram mais econômicos, tanto em questões de consumo energético, quanto em preços de peças.
Para os comandos desses computadores, as linguagens de máquina foram substituídas por linguagem Assembly. Esse tipo de programação é utilizado até hoje, mas em vez de ser utilizado para softwares ou sistemas operacionais, é mais frequente nas fábricas de componentes de hardware, por trabalhar cominstruções mais diretas.
Em vez das 30 toneladas do ENIAC, o IBM 7094 (versão de maior sucesso dessa segunda geração de computadores) pesava apenas 890 Kg. E por mais que pareça pouco, essa mesma máquina ultrapassou a marca de 10 mil unidades vendidas.  

Fonte da imagem: Wikimedia Commons/David Monniaux 
Os computadores dessa segunda geração foram inicialmente desenvolvidos para serem...
tracking img