Sistemas operacionais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (322 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. Qual a relação entre o shel e o núcleo (kernel) do sistema operacional?

R: O Shell é a ponte entre o usuário e o kernel, ele interpreta os comandos do usuário e repassa ao kernel, paraeste faça a comunicação com o hardware.

2. A saída do comando executado em 1ª, mostra diversas informações sobre os arquivos listados. Qual o significado de cada coluna exibida?

R: A função–s mostra o tamanho de cada arquivo ou diretório na localização atual e o tamanho total em blocos.

3. Por que utilizar o edito TI, que apresenta uma interface menos amigável que outros editoresgráficos presentes nas distribuições atuais.

R: Exatamente pelo fato de ser muito simples, o VI pode ser executado mesmo quando o sistema está limitado por algum problema e está presente empraticamente todas as distribuições do Linux.

4. Qual a diferença entre os comandos tar e cat?

R: O comando cat junta o conteúdo dos arquivos de texto dentro de um mesmo arquivo de texto,enquanto o comando tar cria um novo arquivo com extensão .tar onde ele coloca separadamente os arquivos de texto, juntando eles em um único arquivo, mas mantendo a integridade de cada um.

5.É necessário aplicar a compactação de arquivos após uma operação de comando tar? Justifique. Que comandos podem ser utilizados para isso?

R: Sim, pois o comando tar agrupa os arquivos semcompactá-los. Uma opção seria usar o comando tar –z ou então, após a criação do ficheiro .tar, aplicar o comando gzip. Nas duas formas seria gerado um arquivo .tar.gz.

6. O que são scripts? Citeexemplos de aplicações que poderiam ser realizadas com scripts.

R: Scripts podem ser definidos como arquivos executáveis, com instruções definidas, conhecidas e claras, que são executadas porum interpretador. Scripts podem ser usados na instalação de programas, na automatização de alguns processos... Basicamente são como programas que são executados diretamente no Shell.
tracking img