Sistemas operacionais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1597 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO À COMPUTAÇÃO – AULA 9: SISTEMAS OPERACIONAIS

Universidade Mogi das Cruzes Profª Ana Paula 08/novembro/2012

SISTEMAS OPERACIONAIS


Definição:




Sistema operacional é um programa ou um conjunto de programas cuja função é gerenciar os recursos do sistema. É responsável por todo o funcionamento de uma máquina, desde o software até o hardware instalado.

Gerenciar os recursos do sistema significa:



 



Definir qual programa recebe atenção do processador; Gerenciar memória; Criar um sistema de arquivos; Fornecer uma interface entre o computador e o usuário; Etc.

SISTEMAS OPERACIONAIS


Sistema operacional é o primeiro programa que a máquina executa no momento em que é ligada e não deixa de funcionar até que o computador sejadesligado. Reveza sua execução com a de outros programas




Como se estivesse vigiando, controlando e orquestrando todo o processo computacional.

HISTÓRICO


Os primeiros sistemas operacionais eram únicos
Cada mainframe vendido necessitava de um sistema operacional específico: esse problema era resultado de arquiteturas diferentes e da linguagem de máquina utilizada.  Sistemas erammonousuários;  Tinham cartões perfurados como entrada: pessoas eram contratadas apenas para trocar os cartões perfurados.




Após essa fase, iniciou-se a pesquisa de sistemas operacionais que automatizassem a troca de tarefas (jobs)

HISTÓRICO


CTSS (1961)
    

Compatible Time-Sharing System, Sistema compatível de divisão por tempo Desenvolvido no Massachusetts Institute ofTechnology (MIT); Um dos primeiros sistemas operacionais Propósito geral; A versão do CTSS foi disponibilizada para usuários em Novembro de 1961.

HISTÓRICO


Multics (1964)

 






Multiplexed Information and Computing Service Desenvolvido pelo MIT, laboratórios Bell da AT&T e General Eletric. Objetivo: suportar centenas de usuários. Foi um fracasso comercial, porém serviucomo base para estudo e desenvolvimento de outros sistemas operacionais. Tinha inúmeros recursos visando a obter uma alta acessibilidade, para que fosse produzido uma utilidade computacional, similar a aquela usada pelos serviços telefônicos e elétricos. Era modular em sua estrutura programável e em hardware;


O sistema poderia crescer em tamanho simplesmente adicionando mais recursos da fonteapropriada - poder computacional, memória principal, espaço em disco, etc.

HISTÓRICO


Unics (1969)
Desenvolvido por Ken Thompson e Dennis Ritchie, que foram desenvolvedores do Multics.  Nova concepção do Multics.  Mais tarde foi denominado Unix:



O nome Unix (originalmente Unics) foi criado a partir de uma brincadeira com o Multics realizada por Brian Kernighan.

Sistemas operacionais, incluindo o Unix, eram geralmente programados em Assembler

HISTÓRICO


Unix
Thompson desenvolveu a linguagem B;  Dennis Ritchie desenvolveu a linguagem C a partir da linguagem B;  Na sequência, Thompson e Ritchie reescreveram o Unix na linguagem C.



A partir daí, surgiram variantes do Unix:  System V e derivados (HP-UX, AIX);  Família BSD (Free BSD, NetBSD,OpenBSD etc.);  Linux;  Mac OS X, que deriva do Mach e FreeBSD.

HISTÓRICO


Na década de 70, com o surgimento dos computadores pessoais, houve necessidade de um sistema operacional com melhor usabilidade. Em 1980, Bill Gates e seu colega de faculdade Paul Allen, que foram os fundadores da Microsoft, compraram o sistema QDOS (Quick and Dirty Operating System) de Tim Paterson por $50.0000;Batizaram o sistema comprado de DOS (Disk Operating System) e venderam licenças à IBM. RESULTADO: O DOS vendeu muitas cópias, pois era o sistema operacional padrão para os computadores pessoais desenvolvidos pela IBM.







HISTÓRICO


IBM e Microsoft fizeram uma parceria para o desenvolvimento de um sistema operacional multitarefa chamado OS/2.



Após breve parceria, a IBM...
tracking img