Sistemas operacionais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1036 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Curso: Técnico em Manutenção e Suporte em Informática

Disciplina: Sistema Operacional

Professor: Eduardo Gonçalves

Representante de Classe: Gerson

(1-) O que é um processo? Diferencie um processo de programa.
R: R: Processo é o ambiente onde o programa é executado, enquanto um programa é um arquivo com uma série de instruções que descrevem uma tarefa a ser executada por um computador.(2-) Por que o conceito de processo é tão importante no projeto de um sistema multiprogramáveis?
R: Através de processos, um programa pode alocar recursos, compartilhar dados, trocar informações e sincroniza. Nos sistemas multiprogramáveis os processos são executados concorrentemente, compartilhando o uso do processador, memória principal, dispositivos de E/S dentre outros recursos.

(3-) Épossível que um programa execute no contexto de um processo e não execute de outro? Por quê?
R: Sim, pois a execução de um programa pode necessitar de recursos do sistema que um processo pode possuir enquanto outro não.

(4-)Quais as parte s que compõem um processo?
 R: contexto de hardware, contexto de software e espaço de endereçamento.

(5-) O que é o contexto de hardware de um processo e como é aimplementação da troca de contexto?
R:Trata-se do conteúdo dos registradores gerais da CPU, e a implementação da troca de contexto consiste em salvar o esse conteúdo de um processo que está deixando a CPU e carregá-los com as informações do novo processo que será executado.

(6-) Qual a função do contexto de software? Exemplifique cada grupo de informação.
R: Armazenar o conteúdo dos registradoresgerais da CPU. No momento em que um processo em execução perde a utilização da CPU, o sistema salva as informações desse processo no contexto de hardware, para carregá-lo com os valores referentes ao novo processo que será executado.

(7-) O que é o espaço de endereçamento de um processo?
R: É a área de memória do processo onde o programa será executado, além do espaço para os dados utilizados porele.

(8-) Como o sistema operacional implementa o conceito de processo? Qual a estrutura de dados indicada para organizar os diversos processos na memória principal?
R: O processo é implementado pelo sistema operacional através de uma estrutura de dados chamada bloco de controle (Process Control Block — PCB), que é a estrutura mais indicada pois mantém todas as informações sobre o contexto dehardware, contexto de software e espaço de endereçamento de cada processo.

 (9-)Defina os cinco estados possíveis de um processo?
R: Rodando - Sendo executado pela CPU
Pronto - Aguardando sua vez para ser executado
Espera - Aguardando pelo fim de um evento ou por um recurso para continuar o processamento.
Criação - Criou-se a entrada no PCB, mas o processo ainda não foi colocado na lista de prontidãoTérmino - O programa não foi finalizado, mas o PCB ainda existe. É eliminado por outros processos ou pelo término normal da execução.

(10-) Dê um exemplo que apresente todas as mudanças de estado de um processo, juntamente com o evento associado a cada mudança.
R:

(11-)Como uma aplicação pode implementar concorrência em um ambiente monothread?
R: Através de processos independentes e subprocessos.
 

(13-)Quais os problemas de aplicações concorrentes desenvolvidas em ambientes monothread?
R: Um problema é que o uso de processos no desenvolvimento de aplicações concorrentes demanda consumo de diversos recursos do sistema. Sempre que um novo processo é criado, o sistema deve alocar recursos para cada processo, consumindo tempo de processador neste trabalho. Outro problema a serconsiderado é quanto ao compartilhamento do espaço de endereçamento. Como cada processo possui seu próprio espaço de endereçamento, a comunicação entre processos torna-se difícil e lenta, pois utiliza mecanismos como pipes, sinais, semáforos, memória compartilhada ou troca de mensagem.
 

(14-) O que é um thread e quais as vantagens em sua utilização?
R: São ramificações dentro de um mesmo processo,...
tracking img