Sistemas operacionais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1440 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Sistemas
Operacionais


* Definição de Sistema Operacional (S.O)
Um sistema operacional é uma coleção de programas para gerenciar as funções do processador, o input, o output, o armazenamento e o controle dos dispositivos. O sistema operacional tem todos os comandos básicos que os aplicativos vão usar, em vez de ter todas estas funções re-escritas para cada aplicativo.
Existem diversostipos e versões de Sistemas Operacionais no mundo, entre eles podemos citar: Windows, Linux, Unix, Netware, Windows NT e 2000, OS 2, MacOS, entre outros.

 

. Kernel
É um componente do sistema operacional; ele é o grande responsável por fazer a interação entre o hardware e o software. Em outras palavras, é o Kernel que gerencia os recursos do sistema e permite que os programas façam usodeles.
É ele o responsável por garantir que todos os programas terão acesso aos recursos de que necessitam (memória RAM, por exemplo) simultaneamente, fazendo com que haja um compartilhamento concorrente – mas sem oferecer riscos à integridade da máquina.
Ou seja, o Kernel é o núcleo do S.O.

* Diferença entre Interface gráfica e Interface de linhas de comandos

Interface Gráfica é umconceito da forma de interação entre o usuário do computador e um programa por meio de uma tela ou representação gráfica, visual, com desenhos, imagens, etc. Geralmente é entendido como a “tela” de um programa. Já A linha de comando é uma interface de usuário para um sistema operacional de computador que permite que o usuário digite comandos e obtenha respostas diretamente a partir do sistema.Interface gráfica do Windows7

Interface de linha de comandos/ Prompt de comando do Windows (CMD)

* Plug and play

A tecnologia Plug and Play (PnP) , que significa “ligar e usar”, foi criada com o objetivo de fazer com que o computador reconheça e configure automaticamente qualquer dispositivo que seja instalado, facilitando a expansão segura dos computadores e eliminando aconfiguração manual.

* Diferença entre S.O de computadores pessoais e S.O para redes

O sistema operacional de computadores pessoais tem as funções básicas para um cliente, já o sistema operacional de rede tem as funções para um servidor ou uma máquina de melhor desempenho em uma rede, atendendo assim as necessidades desejadas.

* Tipos de Windows para redes de computadores

Windows Server2000
É um sistema operacional preemptivo, ele teve origem do gráfico e de fácil aprendizagem que foi desenvolvido para trabalhar com um ou mais processadores de 32 bits em computadores na arquitetura x86.
O Windows 2000 Server partilha a mesma interface de utilizador do Windows 2000 Professional, contendo adicionalmente componentes para correr infraestruturas e aplicações para servidor.Uma delas é o Active Directory, um directório centralizado de utilizadores.
Esta versão do Windows 2000 suporta até 4 GB de memória RAM e gerencia até 4 processadores simétricos.

Windows Server 2003
É um sistema operacional da Microsoft de rede desenvolvido como sucessor do Windows 2000 Server.
É também conhecido como Windows NT 5.2, e era nada mais do que oWindows XP reformulado. No seu núcleo está uma versão do Windows XP com algumas funções desligadas para permitir um funcionamento mais estável do sistema.

Windows Server 2008
Windows Server 2008 é um sistema operacional de servidores da Microsoft, desenvolvido como sucessor do Windows Server 2003.
Teve quatro versões: Windows Server 2008 Standard Edition, Windows ServerEnterprise Edition, Windows Server 2008 Datacenter Edition e Windows Web Server 2008.



. Versões do Windows 7

Windows 7 Starter
Esta versão do Windows é a mais simples e básica de todas. A Barra de Tarefas foi completamente redesenhada. Uma limitação da versão é que o usuário não pode abrir mais do que três aplicativos ao mesmo tempo. Só está disponível na versão de 32...
tracking img