Sistemas operacionais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1018 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Sistemas Operacionais

1. O que é política de escalonamento de um sistema operacional?
R: É uma política que define qual dos processos em estado de pronto irá usar o processador.

2. Quais as funções do escalonador e do dispatcher?
R: O escalonador é responsável pelas políticas de escalonamento do sistema enquanto o dispatcher é responsável por fazer o chaveamento de contexto, ou a trocados processos.
3. Quais os principais critérios utilizados em uma política de escalonamento?
R: Utilização do processador, throughput, tempo de processador, tempo de espera, tempo de turnaround e tempo de resposta. 

4. Diferencie os tempos de processador, espera turnaround e resposta.
R: Tempo de Processador é o tempo em que um processo leva em seu estado de execução (influenciado pelaaplicação e pelos dados). Tempo de Espera é o tempo em que o processo fica na fila de pronto. Tempo de Turnaround é o tempo que um processo leva desde a sua criação até seu término. Tempo de Resposta é o tempo decorrido entre uma requisição e o instante de exibição da resposta.

5. Diferencie os escalonamentos preemptivos e não-preemptivos.
No escalonamento preemptivo o sistema pode interromper umprocesso que esteja no estado de execução e passa-lo para pronto, já no escalonamento não-preemptivo isso não é possível, nele o processo só deixa de executar, quando termina a execução.

6. Qual a diferença entre os escalonamentos FIFO e circular?
R: O FIFO é um escalonamento não-preemptivo aonde o processo que chegar primeiro ao estado de pronto é o selecionado para execução. Este algoritmo ébastante simples, sendo necessária apenas uma fila, onde os processos que passam para o estado de pronto entram no seu final e são escalonados quando chegam ao seu início. Quando um processo vai para o estado de espera, o primeiro processo da fila de pronto é escalonado. Todos os processos quando saem do estado deespera entram no final da fila de pronto. O Circular é um escalonamentopreemptivo,projetado especialmente para sistemas de tempo compartilhado. Esse algoritmo é bastante semelhante ao FIFO, porém, quando um processo passa para o estado de execução, existe um tempo limite para o uso contínuo do processador denominado fatia de tempo (time-slice) ou quantum.

7. Descreva o escalonamento SJF e o escalonamento por prioridades.
R: No escalonamento SJF, o algoritmode escalonamento seleciona o processo que tiver o menor tempo de processador ainda por executar. Dessa forma, o processo em estado de pronto que necessitar de menos tempo de UCP para terminar seu processamento é selecionado para execução. O escalonamento por prioridades é um escalonamento do tipo preemptivo realizado com base em um valor associado a cada processo denominado prioridade de execução. O processo com maiorprioridade no estado de pronto é sempre o escolhido para execução e processos com valores iguais são escalonados seguindo o critério de FIFO. Neste escalonamento, o conceito de fatia de tempo não existe, consequentemente, um processo em execução não pode sofrer preempção por tempo.

8. Qual a diferença entre preempção por tempo e preempção por prioridade?
R: Na preempção por tempo o processo éretirado do processador porque foi atingido o tempo determinado. Já na preempção por prioridade o processo sai para entrar outro que está na fila de pronto e possui prioridade maior que a sua.

9. Considere um sistema operacional com escalonamento por prioridades onde a avaliação do escalonamento é realizada em um intervalo mínimo de 5ms. Neste sistema, os processos A e B competem por uma únicaUCP. Desprezando os tempos de processamento relativo às funções do sistema operacional, a tabela a seguir fornece os estados dos processos A e B ao longo do tempo, medido em intervalos de 5 ms(E=execução, P=pronto e W=espera). O processo A tem menor prioridade que o processo B.a) Em que tempos A sofre preempção?
R: Entre os instantes 24 e 25, e entre os instantes 59 e 60.

b) Em que tempos...
tracking img