Sistemas operacionais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3747 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Sistemas Operacionais

1Sistemas de Informação – Centro Universitário Franciscano (UNIFRA)
Rua dos Andradas, 1614 – Santa Maria, RS – Brazil

lschlestein@gmail.com


Abstract. An operating system is a program that aims to make the interface between the hardware and system user. Over more than 50 years they have been developed and improved in order to improve computer use as well asease of use for end user. For this to occur a huge number of concepts, mechanisms and algorithms are implemented. This paper gives an overview of the components of operating systems, as well as its evolution throughout its existence.

Resumo. Um sistema operacional é um programa que tem por objetivo fazer a interface entre o hardware e o usuário do sistema. Ao longo de mais de 50 anos eles temsido desenvolvidos e aprimorados visando aperfeiçoar a utilização do computador bem como, facilitar o uso para seu usuário final. Para que isso ocorra um gigantesco número de conceitos, mecanismos e algoritmos vêm sidos implementados. Este trabalho dará uma visão global dos componentes dos sistemas operacionais, bem como sua evolução ao longo de sua existência.


1. Introdução aos SistemasOperacionais

1.1. Definição de Sistemas Computacionais

Em torno de um sistema operacional, existem problemas diversos que para serem solucionados, por exemplo, um usuário precisa editar uma planilha e outro precisa fazer a contabilidade da empresa. Dessa forma, a necessidade de cada usuário deve ser atendida por um programa especifico, neste caso seriam o editor de planilhas e o programa dacontabilidade da empresa. Além disso, o sistema operacional deve controlar e gerenciar o hardware necessário, ou seja, os dispositivos físicos para execução desses programas de forma rápida e confiável.

De um modo geral, programas possuem muito em comum, por exemplo, tanto editor de planilhas como o sistema de contabilidade precisam acessar o disco, e a forma de acesso aos periféricos é amesma para ambos os programas.

Assim, qualquer pessoa que utilize um sistema computacional deve saber que existe um software chamado sistema operacional, que de alguma forma controla os recursos do sistema computacional, qualquer que seja o seu tipo ou porte. Sistemas operacionais são necessários nos mais simples microcomputadores domésticos ou nos mais sofisticados supercomputadores deinstitutos de pesquisa ou de grandes corporações.

2. Histórico Dos Sistemas Operacionais


2.1 1ª geração (Anos 50)


Em 1953 surgiu o primeiro sistema operacional. Desenvolvido pela GM Laboratories, ele foi desenvolvido para um computador IBM modelo 701. Os primeiros sistemas eram voltados para o processamento em batchs (lotes). O sistema operacional era responsável pela entrada de umprograma e saída de outro, isto é, o sequenciamento de jobs. Uma vez que houvesse um processo rodando, ele tinha completo controle sobre a máquina. Ao término (normal ou anormal) do processo, o controle retornava ao sistema operacional que preparava a maquina para receber o próximo programa. Ainda assim, o tempo de ativação (setup) do computador era enorme.


2.2 2ª geração (Anos 60)


Nestaépoca, várias empresas já fabricavam sistemas operacionais. O principal objetivo era terminar o maior número de processos por unidade de tempo, aumentando o desempenho de um sistema de computador.

Foram desenvolvidos também nesta época os primeiros sistemas com as seguintes características:
Multiprogramação: A multiprogramação permite que vários processos sejam executadossimultaneamente.
Multiprocessamento: No multiprocessamento, vários programas são processados ao mesmo tempo em processadores diferentes.
Time-sharing: São ditos de tempo compartilhado. Usuários interagem com a máquina de uma maneira conversacional através de terminais.
Tempo real: Dentre eles se destaca o SABRE para reservas de passagens da American Airlines.

Apareceu também...
tracking img