Sistemas operacionais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2517 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Nome: Rafael Luiz Carneiro Freire – RA: 111373956
Nome: Gustavo Nunes – RA: 111551382

Instituição: Universidade Bandeirantes/Anhanguera

Tema:
* Conceitos sobre sistemas operacionais
* O profissional “Administrador de Sistemas”
* Sistemas operacionais online

São Paulo, 3 de Abril de 2012

Conceitos sobre sistemas operacionais

O que é um sistema operacional:

Sistemaoperacional é o programa principal de um computador, é através do sistema operacional que temos a interação entre Hardware (Parte física do computador) e Software (Aplicativos em gerais como, Word, Internet Explorer e outros), o sistema operacional funciona como um “Gerente”, ou seja, ele indica por onde e como serão gerenciadas as interações entre as duas partes distintas de um computador.
Porexemplo, ao clicar no botão imprimir de algum aplicativo o sistema operacional ativa um comando que envia esta solicitação ao processador que por sua vez, envia esta solicitação a impressora.

Tipos de sistemas operacionais:

* Sistema operacional de tempo real:
Sistema Operacional de Tempo é um sistema operacional destinado à execução de múltiplas tarefas onde o tempo de resposta aum evento(externo ou interno) é pré-definido; não importando, como é comum pensar-se, se a velocidade de resposta é elevada ou não. Esse tempo de resposta é chamado de prazo da tarefa e a perda de um prazo, isto é, o não cumprimento de uma tarefa dentro do prazo esperado, caracteriza uma falha do sistema. Outra característica dos sistemas de tempo real é a sua interação com o meio ao redor. Os STR temque reagir, dentro de um prazo pré-definido, a um estímulo do meio. Por exemplo, em um hospital, o sistema que monitora os batimentos cardíacos de um paciente deve alarmar os médicos caso haja alteração nos batimentos. Outro aspecto importante dos STR é a previsibilidade. O sistema é considerado previsível quando podemos antecipar seu comportamento independentemente de falhas, sobrecargas evariações de hardware.

* Monousuário, mono tarefa:

Os primeiros sistemas operacionais eram tipicamente voltados para a execução de um único programa. Qualquer outra aplicação, para ser executada, deveria aguardar o término do programa corrente. Os sistemas monoprogramáveis, como vieram a ser conhecidos, se caracterizam por permitir que o processador, a memória e os periféricos permaneçamexclusivamente dedicados à execução de um único programa.

Neste tipo de sistema, enquanto um programa aguarda por um evento, como a digitação de um dado, o processador permanece ocioso, sem realizar qualquer tipo de processamento. A memória é subutilizada, caso o programa não a preencha totalmente e os periféricos, como discos e impressoras, estão dedicados a um único usuário, nem sempre utilizados deforma integral.

* Monousuário, multitarefa:

Este tipo de sistema operacional é o mais utilizado em computadores de mesa e laptops. As plataformas Microsoft Windows e Apple MacOS são exemplos de sistemas operacionais que permitem que um único usuário utilize diversos programas ao mesmo tempo. Por exemplo, é perfeitamente possível para um usuário de Windows escrever uma nota em umprocessador de texto ao mesmo tempo em que faz download de um arquivo da Internet e imprime um e-mail.

* Sistemas Multiprogramáveis / Multitarefa

Os sistemas multiprogramáveis ou multitarefa são uma evolução dos sistemas monoprogramáveis.

Neste tipo de sistema, por exemplo, enquanto um programa espera por uma operação de leitura ou gravação em disco, outros programas podem estar sendoprocessados neste mesmo intervalo de tempo. Nesse caso, podemos observar o compartilhamento da memória e do processador. O sistema operacional se preocupa em gerenciar o acesso concorrente aos seus diversos recursos, como memória, processador e periféricos, de forma ordenada e protegida, entre os diversos programas.

A principal vantagem dos sistemas multiprogramáveis é a redução de custos em função...
tracking img