Sistemas operacionais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (573 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. O que é concorrência e como este conceito esta presente nos sistemas operacionais multiprogramáveis?
Concorrência é a possibilidade de se executar diversas instruções ao mesmo tempo. Nossistemas multiprogramáveis este raciocinio é o fundamento básico da multiprogramação. Vários programas residem na memória concorrendo pela utilização do processador, com isso o processador permanece menostempo ocioso e a memória utilizada de forma eficiente.
2. Por que o mecanismo de interrupção é fundamental para a implementação da multiprogramação?
Devido a concorrência dos programas pela utilizaçãodos recursos do computador ocorrem as interrupções para que todos ordenadamente seja executados parte a parte.
3. Explique o mecanismo de funcionamento das interrupções?
A interrupção ocorrequando algum dos dispositivos solicita ao processador uma nova tarefa, neste caso o processador interrompe a execução passa a executar a nova solicitação para entao retornar a execução anterior.
4. O quesão eventos sincronos e assincronos? Como estes eventos estao relacionados ao mecanismo de interrupção e exceção?
Eventos síncronos são os eventos previsiveis, resultados dos programas em execução epor definição ocorrem sequencialmente (um de cada vez). Os assíncronos são eventos não relacionados ao programa que esta sendo executado, são eventos imprevisiveis para o processador, e a ocorrenciade muitos eventos assíncronos acarretam muitas interrupçoes durante o processamento.
5. Dê exemplos de eventos associados ao mecanismo de exceção?

6. Qual a vantagem de E/S controlada porinterrupção comparada com a técnica de spooling?

7. O que é DMA e qual a vantagem desta técnica?
É uma técnica que permite a transferencia de dados entre dispositivos E/S e memória sem a intervenção doprocessador, exceto no inicio e no final da transferencia. Este recurso evita a sobrecarga do processador que de outra forma teria que copiar todos os dados da fonte para o destino. A transferencia é...
tracking img