Sistemas operacionais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 35 (8614 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1-Introdução
Um sistema computacional consiste em um ou mais processadores, memória principal, discos, impressoras, teclado, monitor, interfaces de rede e outros dispositivos de entrada e saída.Enfim, é um sistema complexo.Desenvolver programas que mantenham o controle de todos esses componentes e os utilizem corretamente de maneira otimizada é um trabalho extremamente difícil.Por isso, oscomputadores têm um dispositivo de software denominado Sistema Operacional,cujo o trabalho é gerenciar esses componentes e fornecer aos programas do usuário uma interface com hardware mais simples.Os programas possuem muito em comum.Por exemplo,tanto o editor de texto quanto como a contabilidade precisam acessar o disco.A forma de acesso ao periféricos é a mesma para todos os programas.Para ummelhor aproveitamento do hardware, vários usuários compartilham simultaneamente o computador.Entretanto, os programas podem apresentar necessidades conflitantes, pois disputam os recursos do equipamento.Por exemplo, o editor de texto e a contabilidade podem querer utilizar , ao mesmo tempo, a única impressora disponível.
O sistema operacional é uma camada de software colocada entre o hardware eos programas que executam tarefas para usuários.O sistemas operacional é responsável pelo acesso ao periféricos.Sempre um programa necessita de algum tipo de operação de entrada e saída,ele solicita ao sistema operacional.















1.1Máquinas de Nível
As máquinas de Nível, no qual os dispositivos físicos são agrupados em unidades funcionais. Normalmente, esse nívelcontém alguns registradores internos à CPU(unidade central de processamento) e um caminho de dados (data path) contendo uma unidade lógico-aritimética. Em cada ciclo de máquina, um ou dois são trazidos aos registradores e combinados na unidade lógico-aritimética.O resultado é armazenado em um ou mais registradores.Em algumas máquinas ,a operação do caminho de dados é controlada por um softwaredenominado micro-programa.


1.2 Histórico
Os sistemas operacionais vêm passando por um processo gradual de evolução. O primeiro computador digital foi projetado pelo matemático inglês Charles Babbage(1792-1871).Embora tenha empregado maior parte de sua vida e de sua fortuna para construir sua máquina analítica,ele nunca conseguiu vê-la funcionando de modo apropriado,pois erainteiramente mecânica e a tecnologia de sua época não poderia produzir as rodas, as engrenagens e as correia de alta precisão que eram necessárias.Outro aspecto histórico interessante foi que Babbage percebeu que seria preciso um software para a sua máquina analítica.Para isso ele contou com a ajuda de uma jovem chamada Ada Lovelace,que seria a primeira programadora do mundos,surgiu então linguagem Ada,emsua homenagem.
1.2.1 A primeira Geração(1945-1955) Válvulas e painéis de programação
Depois dos infrutíferos esforços de Babbage,surgiram aos poucos progressos na construção de computadores digitais até a Segunda Guerra Mundial.Nos meados da década de 40,surgiu a máquina de calcular.As primeiras tinham ciclos medidos em segundos,pois usavam relés mecânicos muito lentos.Essas máquinaseram enormes e ocupavam sala inteiras com dezenas de milhares de válvulas;além disso,eram ainda milhões de vezes mais lentas que os mais baratos computadores pessoais de hoje.


1.2.2 A segunda Geração (1955-1965)Transistores e sistemas em lote (batch)
A introdução do transistor em meados da década de 50 mudou o quadro radicalmente. Os computadores tornaram-se suficientemente confiáveispara que pudessem ser fabricados e comercializados com a expectativa de que continuariam a funcionar por tempo suficiente para executar algum trabalho útil. Pela primeira vez, havia uma clara separação entre projetistas, fabricantes, programadores e técnicos de manutenção. Essas máquinas, denominadas mainframes, ficavam isoladas em salas especiais com ar-condicionado, operadas por equipes...
tracking img