Sistemas operacionais - gerenciamento de disco

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1132 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
TERCEIRO PERÍODO

SISTEMAS OPERACIONAIS

Aluno: Eduardo David Paniago
Professor: Fernando Freitas
3º Período de Sistemas de Informação

MINEIROS – GOIAS
Sistemas Operacionais
Gerenciamento de espaço em disco
* Gerenciar o espaço em disco é uma questão muito importante para o desempenho do sistema. Duas estratégias gerais são possíveis paraarmazenar um arquivo em disco: a primeira é armazenar os bytes de uma forma consecutiva, a segunda é dividi-los em blocos e armazená-los de uma forma não necessariamente contígua.
* Levando-se em consideração os ganhos com uso da gravação em blocos não contíguos, um importante fator que nos deparamos é qual o tamanho que o bloco deve ter, sendo que a maneira como os discos são organizados é:setor, trilha e cilindro.
* Ter uma unidade grande de alocação, como um cilindro, significa que cada arquivo, mesmo que tenha o tamanho de 1 byte, ocupa um cilindro inteiro. Estudos demonstram que o tamanho médio de arquivos em ambiente UNIX está por volta de 1kb, então, alocar um cilindro de 32kb para cada arquivo desperdiçaria cerca de 97% do espaço total em disco.
* Por outro lado,utilizar uma unidade de alocação pequena significa que cada arquivo consistirá em muitos blocos o que tornaria sua leitura lenta, pois a abertura de cada bloco normalmente exige: um tempo de busca, um atraso rotacional e a transferência.



Monitoramento de blocos livres.
* Necessário manter a informação de blocos livres e ocupados
* Métodos básicos .
* Mapa de bits (bitmap)
*Lista de blocos livres
* Mapa de bits (bitmap): depende do tamanho do disco:
* Um disco com n blocos, possui um mapa de bits com n bits, sendo um bit para cada bloco;
* Mapa é mantido na memória principal;
* Vantagens:
* Requer menos espaço;
* Facilita alocação contínua;
* Desvantagens:
* Torna-se lento quando o disco está quase cheio;
* Lista de blocoslivres.
* Os blocos livres são organizados em uma lista, a lista é mantida no próprio disco:
* Problema é o tamanho da lista, e é paliativo: a medida que o espaço em disco é ocupado a lista diminui de tamanho liberando espaço do disco.
* A solução alternativa é manter uma lista de áreas livres ao invés de uma lista de blocos livres:
* Endereço do bloco inicial da área livre e o seutamanho.

Cotas de disco.
* Para impedir exageros no uso do espaço em disco os sistemas operacionais multiusuário oferecem um mecanismo para impor cotas no disco, a ideia é que o administrador do sistema atribua a cada usuário uma cota de espaço em disco, e sistema operacional assegure que os usuários não excedam suas contas, a seguir esta descrito um mecanismo típico.
* Toda vez que umbloco e adicionado os limites flexível e escritos são verificados, os limites flexível pode ser excedido mas os escritos não, se isso ocorrer resultara em erro.
* O espaço em disco pode ser restrito através da implementação de quotas de disco, para que o administrador do sistema seja alertado antes de um usuário consumir muito espaço ou uma partição ficar cheia.
* Quotas de disco podem serconfiguradas para usuários individuais e também para grupos de usuários, este tipo de flexibilidade possibilita dar a cada usuário uma pequena quota para armazenar arquivos "pessoais" (como relatórios e e-mails), enquanto permite que os projetos nos quais eles trabalham tenham quotas maiores (assumindo que os projetos sejam dados para seus grupos).
* Além disso, as quotas podem ser definidasnão só para controlar o número de blocos de disco consumidos, mas também para controlar o número de 'inodes'. Como os 'inodes' são usados para guardar informações relacionadas aos arquivos, isto permite controle sobre o número de arquivos que podem ser criados.
* Em geral, não existem vantagens ou motivos para aplicar este recurso a um computador pessoal, mas certamente, existem grandes...
tracking img