Sistemas naturais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1159 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução

O planeta Terra é um sistema natural, condicionado à posição tempo-espaço que ocupa na periferia da galáxia. Em transformações, conturbadas e extremamente quentes, o ambiente terrestre, desenvolveu diversos ambientes naturais, sob a forma de ecossistemas e suas divisões. À evolução natural se somaram, particularmente, nos últimos decênios, através de fortes impactos promovidos pelaação antrópica.
 Ao longo de milhões de anos o planeta foi adquirindo formações variadas em sua superfície, definindo montanhas, vales, rios, mares e oceanos profundos.
desenvolvimento

Atualmente, pouco consegue-se definir ao certo sistemas naturais, devido a escassez que vem se tornando, pois o homem tem dizimado boa parte daquilo que a natureza demorou milhares de anos para formar.Porem a maneira mais clara e resumida de se definir ainda é: Algo formado pela própria natureza em seu ciclo, cujo útil para sobrevivência humana exemplo água e o ar. Ele é formando por uma combinação em proporções variáveis ao mesmo tempo que oposição, ou adaptação, ação ao mesmo tempo que reação. O equilíbrio das forças que o mantém atuante, se alterou em longos períodos, provocando mudanças napaisagem e no comportamento de varias formas vivas e mesmo no desaparecimento como no surgimento de novas.
Temos visto constantemente que esses sistemas vem sofrendo muitas e sérias ameaçada com as ações humanas(desastre ambiental provocado pelo homem) que vem aumentando gradativamente. Os sistemas naturais esta bem prejudicado pelas ações humanas em sua visão capitalista, não usando sistemaalternativo com desenvolvimento sustentável.
Apesar do sistemas naturais terem algumas característica fortes eles precisam e devem ser preservados da degradação.

Algumas característica:

Estabilidade e Resiliência: referem-se à habilidade dos ecossistemas de retornarem aos seus níveis de sustentabilidade (ciclos) após terem sido degradados pela ação humana, e/ou mesmo por uma catástrofenatural, porem se os sistemas forem seriamente afetado como em uma grande devastação por exemplo ela poderá não voltar como era antes perdendo algumas de sua fauna e/ou flora.
Heterogeneidade Espacial: Os efeitos do impacto causado sobre o sistema ambiental não se manifestam, da mesma maneira e nem na mesma proporção, sobre toda a área atingida por este impacto. Até mesmo em espaços distantes dasua origem, podem existir reações no sistema ambiental, ou seja, atitudes humanas como desmatamento em grande proporção podem interferir no ciclo da chuva em lugares distantes de onde ocorreu o desmatamento.Um pais que emite muito gás poluente(CO2) poderá afetar o planeta inteiro( aquecimento global).
Variabilidade Dinâmica: Em sistemas naturais a expressão dinâmica implica dizer que o sistemaestá em constante ajuste de suas forças, entropia e entalpia, as forças desorganizadoras contrapondo-se às forças organizadoras, e vice-versa. Assim os sistemas naturais evoluem, porque não há neles um verdadeiro equilíbrio no sentido estrito, isso permite fluxos de massa e energia entre os seus diversos compartimentos.

Desnvolvimento
 
Atualmente há uma justificada pela preocupação com oclima da Terra e pelos efeitos que poderão advir à manutenção da vida. Mesmo porque é muito evidente sobre o grande impacto que o homem vem causando na natureza.
O despejo de poluentes industriais ou de esgoto doméstico causando degradação das nascentes; rios; lagos; mares e oceanos; o desmatamento em larga escala da floresta Amazônica( degradação ambiental, pricipal causador dos desequilíbriosclimáticos) ; a retirada incontrolada de água de grandes reservatórios naturais; o desvio de cursos de rios; o deslocamento de alinhamento de dunas litorâneas; a ocupação de morros com a destruição da cobertura vegetal;a destruição das matas ciliares responsável pelo assoreamento dos rios entre outros fatores cujo considerados hoje de potencial renovaveis, ou seja, estão cada vez mais limitados....
tracking img