Sistemas monoprocessador

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 18 (4460 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Índice
……………………………………………………………………………………. pag.
Introdução 2
1. Microprocessadores Monocore 3
1.1. Estrutura dos Microprocessadores Monocore 5
1.1.1. Unidade Lógica e Aritmética (ULA) 5
1.1.2. Unidade de Controlo (UC) 5
1.1.3. Registadores 6
1.1.4. Frequência de Operação (Relógio ou Clock) 6
1.1.5. Memória Cache 6
1.1.5.1. Níveis deCache no Processador 7
1.2. Funcionamento dos Processadores Monocore 8
1.2.1. Definição 8
1.2.2. Funcionamento 8
1.2.2.1 Ciclo de Instrução do Processador: 9
2. Sistemas Monoprocessadores – Nota Histórica 10
2.1. Arquitetura de Sistemas Monoprocessador 12
2.1.1. Comunicação entre os Componentes nos Sistemas Monoprocessador 12
2.1.2. Característicasrelevantes de um Sistema Monoprocessador 13
2.1.3. Paralelismo num sistema monoprocessador 13
2.1.3.1 Multiprogramação 14
2.1.3.1.1 Escalonador da CPU 14
2.1.3.2 Tecnologia Intel Hyper-Threading 15
2.1.3.2.1. Intel Hyper-Threading 15
2.3. Notas finais sobre Sistemas Monoprocessador 17
Conclusão 18
Bibliografia 19
Introdução
Os SistemasInformáticos fazem parte do nosso quotidiano. Em praticamente todos os sectores da sociedade precisamos da Informática. Como já é do nosso conhecimento, essa revolução que nos trouxe à Era da Informação está intrinsecamente ligada ao desenvolvimento da Eletrónica e, como também é do nosso conhecimentos, qualquer Sistema Informático é constituído essencialmente por circuitos eletrónicos (Hardware ouparte física do Sistema) e um programa ou conjunto de programas (Software ou parte logica do Sistema) que faz funcionar o Sistema. Estes Sistemas obedecem à uma certa arquitetura que define, além de outros elementos, o seu modo de funcionamento. É sobre uma dessas arquiteturas que o presente trabalho debruça, os Sistemas Monoprocessadores, logo, o nosso foco são os Processadores dessa espécie(Mono). Sistema aqui refere-se exclusivamente ao Computador, então, com Sistemas Monoprocessador queremos dizer Computadores Monoprocessador.
Aqui, fizemos uma abordagem sucinta do tema e limitamo-nos aos Processadores desenvolvidos pela Intel, não só por ser a líder do mercado, mas também por ser a pioneira e o nosso trabalho não exigir detalhes tão profundos. Assim sendo, começamos por abordarsobre o núcleo do tema, Processadores Monocore, falando, não apenas da estrutura e do funcionamento, como também uma breve resenha histórica é exposta nos primeiros parágrafos do desenvolvimento do primeiro capítulo. O segundo capítulo, o último, aborda os Sistemas Monoprocessador propriamente dito, isto é, Computadores que são governados por Processadores de penas um núcleo. Nesse ponto abordamoscomo eram os primeiros Sistemas desse tipo, enunciamos as características predominantes e, dentre outros detalhes, explicamos o seu funcionamento, dando detalhes importantes sobre o como estes Sistemas efetuam o Paralelismo. Este capítulo encerra o desenvolvimento do trabalho com breves notas sobre estes Sistemas.

1. Microprocessadores Monocore
Um Processador simples é um processador de apenas umnúcleo (ou core). Nos dias de hoje, quase já não são fabricados processadores deste género, mas isso não quer dizer que eles foram ou estão sendo completamente esquecidos. A arquitetura Monocore é a base dos atuais Multicore, aliás, o Multicore não passa de um acoplado de Monocore's.
Historicamente, um grande e revolucionário avanço na evolução dos Processadores ocorreu com a popularização dostransístores, um componente eletrónico que começou a mudar o mundo na década de 1950, tendo sido o principal responsável pela revolução da eletrónica na década de 1960. Com isso, não tardou para que dois engenheiros americanos, Jack Kilby e Robert Noyce trabalhando independentemente concebessem, em 1959 os primeiros circuitos integrados que são, nada mais do que a montagem miniaturizada de...
tracking img