Sistemas Micropocessados

3192 palavras 13 páginas
1- Introdução

O grande avanço e o potencial que encontramos hoje na área de informática teve seu início com o desenvolvimento da tecnologia dos TRANSISTORES. Esse desenvolvimento tornou possível a integração de centenas de milhares de transistores em uma única pastilha semicondutora – CHIP.
Esse poder de integração (Circuito Integrado - CI) foi um pré-requisito para a produção dos processadores e possibilitou o surgimento dos primeiros computadores mediante adição de alguns periféricos, tais como: memória, linhas de entrada-saída, timers e outros.

2- Compiladores

Um microcontrolador é um dispositivo utilizado para controlar algum processo ou aspecto do ambiente. Um exemplo típico de um controlador você tem no seu forno de micro-ondas. No forno pode-se programar a potência, o tempo de cozimento, a velocidade de giro e outros parâmetros. Além disso, o controlador toma conta para você de outros itens igualmente importantes e que podem parecer insignificantes à primeira vista. Por exemplo, se você abrir o forno com ele em funcionamento, o microcontrolador irá desligar imediatamente a geração de microondas, que poderia vir a provocar lesões no usuário.
Os microcontroladores estão revolucionando o projeto de equipamentos eletrônicos. Não somente os sistemas convencionais estão se tornando mais sofisticados e baratos, como novas funcionalidades estão sendo possíveis de serem implementadas a um custo compatível com o mercado. A propósito, o seu celular só se tornou possível graças ao uso de microcontroladores cada vez mais poderosos.
No início dos tempos os sistemas de controle eram construídos utilizando-se relês e 4 válvulas. Nestes tempos heroicos a construção era cara e os programas difíceis de se desenvolver. O programa era implementado pelo hardware do próprio circuito, com enormes dificuldades na hora em que se necessitava alterá-lo. Os custos (e dimensões) eram elevados e poucos experimentadores poderiam

Relacionados

  • ESTUDO E PROPOSTA PARA AUTOMAÇÃO DE UM SISTEMA DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA
    14983 palavras | 60 páginas
  • Controle de acesso utilizando microcontrolador pic
    16864 palavras | 68 páginas
  • hgljgjk
    20871 palavras | 84 páginas