Sistemas logisticos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2208 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade Anhanguera – Uniderp
Centro de Educação a Distância

LABORATÓRIO DE PRÁTICAS INTEGRADAS

TECNOLOGIA em LOGÍSTICA


Jacareí – SP
2012

Laboratório de Práticas Integradas

Trabalho apresentado ao Curso em Tecnologia em Gestão de Logística da Universidade Anhanguera Uniderp, como requisito para obtenção deconhecimento e atribuição de nota do Módulo de Planejamento, Programação e Controle da Produção.

Jacareí – SP
2012

INTRODUÇÃO

Para atingir seus objetivos e aplicar adequadamente seus recursos as empresas não produzem ao acaso. Nem funcionam de improviso. Planejam de forma adequada sua produção. Para isso existe o planejamento e controle de produção (PCP).
E necessário acompanhar para quenão haja atraso na linha de produção, temos que reduzir o custo sem que atrapalhe na linha de produção.
Qualidade na produção:
Controle é a palavra chave na produção,
- Planejamento
- Definir o processo da produção
- Saber quanto vamos produzir por dia
- Como vamos produzir
- Saber o tempo que gastamos para produzir
- Quanto gastou para produzir
Procurar sempre maneiras de melhorar aprodução e eliminar erros e imperfeições, reduzindo assim o custo e tempo de produção.
Temos que analisar se temos mão de obra qualificada, materiais para produção e instalação adequada para que se possa cumprir o objetivo da produção.
O atraso para empresa pode acarretar vários problemas, alem da insatisfação do cliente que não é bom para o negócio ainda podem acarretar multas contratuaisprejudicando assim o capital da empresa e comprometendo assim toda a produção e o bom funcionamento da empresa.
Para ter uma boa qualidade e produção e preciso investir em capacitação de pessoas, oferecendo treinamentos adequados, investir em sistemas operacionais que ajudem a controlar os fluxos produtivos da empresa.
É necessário armazenar o material em áreas especificas de acordo com acaracterística de cada peça para que armazene e a área de logística faça a distribuição disponibilizando de acordo com a necessidade de produção.
Deve ter o controle do tempo que leva para obter o material, fabricação fornecedora.
Se o material é recebido de empresas estrangeiras, calcular o transporte se é aero ou marítimo, processo de importação, desembargo alfandegário, o transporte para empresa, e oprocesso todo pode levar semanas e talvez até meses, e se tiver atrasos poderá prejudicar a produção.
Por isso existem sistemas operacionais que evitem a falta.
O MRP (material requirement planing) ou planejamento das necessidades de materiais decorre da necessidade de atender as necessidades do mercado. Em razão disso surgem a necessidade de materiais.
Calculam quais os materiais necessários,com um sistema destinado a minimizar o investimento em involuntário o MRP utiliza o esquema baseado em computador.

As prioridades do PCP:
O PCP determina de que forma a empresa pode atender a certas prioridades na produção de seus bens e serviços. Quase sempre essas prioridades estão ao redor do custo, da qualidade e da flexibilidade; há autores que acrescentam aspectos como velocidade,consistência e confiabilidade e inovação ( Martins e Laugeni, 2005, p.211)
* Qualidade, confiabilidade, custo, flexibilidade (Wheelwright, 1985).
* Flexibilidade, entrega, qualidade, custo, introdução de ovos produtos (Swamidass, 1986).
* Custo, entrega, qualidade, serviço confiável, flexibilidade de produto, flexibilidade de volume, investimento (Skinner, 1985).
* Qualidade, velocidade,custo, flexibilidade, confiabilidade (Slack ET AL. 1997).
* Qualidade, entrega, custo unitário, flexibilidade, inovação (Leong AL. 1999.
Para uma produção eficiente também é necessário um planejamento de produção, não da para funcionar a empresa na base da improvisação ou fazer aleatoriamente, tudo precisa ser planejado antecipadamente para evita desperdícios, perdas de tempo atrasos ou...
tracking img