Sistemas integrados erp

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 51 (12627 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Resumo

Nessa atualidade totalmente globalizada e informatizada, gera com que a economia global passe por transformações gigantescas, com isso novos conceitos de produtividade e competitividades estão se estabelecendo. Promovendo a constante mudança no cenário mundial atualmente, exige das organizações cada vez mais agilidade, pois o ambiente é cada vez mais competitivo.
Para que aorganização se enquadre a esse momento, é fundamental que se tenha conhecimento de todos os ambientes organizacionais. Não apenas informações internas, mas também o ambiente externo.
É com a correta utilização do Sistema de Informação Gerencial, que se pode atingir as reais necessidades organizacionais nos tempos de hoje. O uso do SIG possibilita que a gerência venha a visualizar todas asações realizadas dentro da empresa, de maneira a analisar as informações e comparar com o mercado atuante da empresa e vir a tomar a melhor decisão.
Conforme SEST/SENAT (2007), a cultura organizacional deve estar ligada aos
Sistemas de Informações Gerenciais que são utilizados pela organização, para que se possam extrair as melhores informações. As informações geradas pela tecnologiaagregam valor aos serviços ou produtos de uma empresa no momento em que são utilizados.
A participação dos colaborados dos diversos departamentos da empresa é necessária no processo de implantação dos Sistemas de Informação Gerencial principalmente os que irão manusear diariamente esse sistema. Dessa maneira, os colaboradores iriam se sentir participantes, diminuindo assim, a resistênciaque a mudança provoca nos colaboradores.
INTRODUÇÃO

O uso de Sistemas Integrados de Gestão ou Enterprise Resource Planning (ERP) pelas organizações dos mais variados tipos tem se tornado cada vez mais frequente, trazendo ganhos importantes para os mais diversos níveis. Embora essa tendência tenha se acentuado a partir da segunda metade dos anos 1990, especialmente com a evolução dosmicrocomputadores, a verdade é que ela teve início - ainda que incipiente - na década de 1960, especialmente na área de produção industrial.
Dessa forma, acredita-se que o correto entendimento dos ERPs deve incluir não somente a análise de condições e perspectivas históricas ligadas à sua origem, mas também o ambiente e os conceitos envolvidos na concepção e evolução desses sistemas, desde osseus primórdios.
Tendo em vista que esses sistemas foram concebidos para uso pela área de produção nas indústrias, adicionalmente às questões históricas, será importante verificar alguns tópicos fundamentais para a administração da produção e operações. Posto isso, será possível ampliar a abordagem e considerar a utilização do ERP em outras áreas de atividade econômica.
Firmando um bomentendimento sobre a operação básica de um ERP, serão consideradas questões importantes, tais como as vantagens no uso de sistemas integrados de gestão, sua disseminação nas empresas, desenvolvimento de um sistema integrado versus sua aquisição, parâmetros para a escolha de um ERP e estratégias implantação, dentre outros necessários aos administradores de sistemas de informação.

CenárioAtual

É inevitável o aumento, cada vez maior, da dependência que as empresas têm da tecnologia da informação, sendo comum que, suas aplicações críticas estejam inseridas em ambientes complexos e heterogêneos. Lentidão, inacessibilidade ou interrupções nestas aplicações provocam perdas de vendas, de clientes e de produtividade.
É necessário uma mão-de-obra que possua uma percepção euma análise bem apurada de ambientes externos, preparação para muitos de seus cenários nunca se concretizarem, o que é difícil de encontrar. De nada adianta ter uma equipe dedicada ao estudo do ambiente, se não houver pessoas qualificadas para utilizar os sistemas integrados, segundo o professor da Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (FGV-Eaesp), Fernando...
tracking img