Sistemas hidraulicos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1470 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
SISTEMAS HIDRÁULICOS: IRRIGAÇÃO POR GRAVIDADE E RODA D’ÁGUA





Introdução

Para a prática da irrigação é necessária uma grande quantidade de água, a diminuição da disponibilidade da água e o custo elevado da energia necessária à sua aplicação têm aumentado o interesse pela racionalização desse recurso, de forma a minimizar as suas perdas (AZEVEDO et al., 1999). Portanto, é necessáriodiminuir a quantidade de água aplicada via irrigação sem, contudo, comprometer a produção final, atualmente a técnica de irrigação localizada está sendo muito utilizada para esse objetivo.
Esse tipo de irrigação é caracterizado pela aplicação da água numa fração do volume do solo explorado pelas raízes da planta, de forma pontual ou em faixa contínua, geralmente com distribuição pressurizadapor meio de pequenas vazões e curtos intervalos de rega, mantendo níveis de umidade ideais para a cultura (BERNARDO, 1995). A variação de vazão dos emissores, geradas pela perda de carga ao longo da tubo e das inserções dos emissores, dos ganhos e perdas de energia de posição, da qualidade do tubo, das obstruções e efeitos da temperatura da água sobre o regime de escoamento e geometria doemissor, influenciam diretamente na uniformidade de aplicação da água.
Dentre os métodos de irrigação que aplicam a água com alta freqüência e de forma localizada, estão gotejamento, microaspersão, bubbler e subsuperficial.
RAWLINS (1977) foi quem primeiro descreveu o sistema de irrigação por gravidade em condutos fechados, chamando-o sistema de irrigação bubbler de baixa pressão, que operaa baixas pressões (a partir de 13 kPa) e difere dos outros tipos de irrigação localizada pelo fato de o fluxo de água ser devido apenas à força da gravidade. O sistema, basicamente, não exige energia externa (bombeamento) ou filtragem (REYNOLDS, 1993; REYNOLDS & YITAYEW, 1995). Mesmo quando o bombeamento é necessário, bombas de baixa capacidade de elevação são suficientes. A simplicidade deinstalação, o manejo e a elevada eficiência de irrigação do sistema bubbler podem permitir a sua adoção por parte do pequeno produtor.
O presente estudo, propõe um trabalho prático, que objetive mostrar as pessoas o mecanismo hidráulico da irrigação na agricultura, baseado no método de irrigação bubbler, ou seja irrigação por gravidade. Os temas irrigação por gravidade e produção de energiaelétrica através da energia hidráulica serão aqui abordados, evidenciando os benefícios que as mesmas poderão angariar nas questões de sustentabilidade da agricultura. 


Materiais e métodos


O projeto trata-se de um trabalho desenvolvido na disciplina de hidráulica, no qual confeccionamos uma maquete de uma mandala irrigatória, que iremos trabalhar os temas irrigação por gravidade eprodução de energia com uso de uma roda d´água que moverá um dínamo que irá transformar a energia mecânica em elétrica.
Na maquete que desenvolvemos existe uma elevação onde colocamos uma cascata, na qual a água escorre para um reservatório localizado na parte inferior da mesma, esta água é encaminhada para um canal levada para através de tubulação repartida para correr tanto para os canos queestarão fazendo a irrigação por aspersão e também para mover a roda da água que gera energia. Toda a água utilizada na nossa maquete que não é absorvida corre para um lado no qual é captada e com a utilização de uma bomba hidráulica, a mesma é reintroduzida no processo, assim refazendo este ciclo.
Foram utilizados no trabalho na parte da transformação de energia mecânica em hidráulica umaroda da água feita de madeira e uma casa de força, utilizamos um motor usado de ventilador para simular um dínamo e construímos postes de luz.
Na parte do trabalho sobre irrigação por gravidade usamos como tubulação alguns canos e mangueiras e bicos de bomba na ponta para simular os aspersores.
No restante da maquete usamos barro, pedras, lona escura, pregos, pedaços de isopor e...
tracking img