Sistemas Estruturais para arquitetura

Páginas: 11 (2748 palavras) Publicado: 16 de junho de 2014
Um estudo sobre vigas


INTRODUÇÃO

A estrutura está diretamente ligada a sua sustentação e como o próprio nome já diz à estruturação de um edifício como um elemento estável. É graças a ela que foi possível desafiar a leis da natureza e colocá-las a nosso favor. Foi possível então, erguer casas, pontes e prédios de múltiplos pavimentos.
Ao longo da história, homem foi aperfeiçoando astécnicas construtivas e aprimorando cada vez mais o modo de se pensar essa estrutura, de forma que fosse possível ousar nos projetos, facilitar a execução em obra, trazer uma economia e tornar a construção mais viável.
A estrutura, no entanto, é um conjunto de elementos associados que juntos alcançam o objetivo único. Dentre esses elementos estruturais podem ser citados arcos, colunas, abóbodas e osmais comuns, vigas, pilares e lajes.
Trataremos aqui do elemento “VIGA” presente no sistema estrutural das edificações do século XX observando suas características, tipos, funções, usos, formas de execução, tecnologia, relações com os demais elementos e a forma do edifício.

DESENVOLVIMENTO

O sistema: vigas, pilares e laje
A estrutura é dividida em três partes: supra ou superestrutura,mesoestrutura, e infraestrutura, ou seja, a parte superior, média e inferior respectivamente. As vigas estão compreendidas geralmente na superestrutura da edificação e compõe uma parte importante dentro do sistema: vigas, pilares e lajes.
O funcionamento desse sistema está baseado na transmissão vertical das cargas, obedecendo a uma sequência:

LAJE  VIGA  PILAR  FUNDAÇÃO

Sendo que alaje absorve as cargas impostas e as transmite às vigas e estas, por sua vez, absorvem estas cargas e as transmitem aos pilares que as levam às fundações. Nesse sistema as paredes atuam apenas com o papel de vedação o que possibilita maior flexibilidade e uso do lugar.
No entanto, apesar de desempenhar uma função de estrema relevância, sabe-se que existem lajes que dispensam as vigas e sãoconstruídas apoiadas diretamente nos pilares, as chamadas lajes cogumelo.


Sistema: laje, vigas, pilares Laje cogumelo

Função:
As vigas são elementos estruturais horizontais resistentes à flexão e que não só são capazes de resistir às forças que atuam na direção de seu eixo, mas também por meio de esforços transversais, suportam forças perpendiculares a seu eixo e as transmite lateralmente atéseus apoios. O fato de intermediar essa distribuição de cargas e ainda manter-se na horizontal favorece o fechamento tridimensional do espaço e torna a viga o elemento estrutural mais empregado na construção civil.

Os esforços atuantes
“O mecanismo estrutural das vigas consiste na ação combinada de esforços de tração e compressão no seu interior e, em conjunção com os esforços de cisalhamento,resistência â flexão.” Ou seja, a viga é exigida por seu próprio peso e pelas cargas externas tendendo a fletir. Nesse momento são produzidos os esforços de tração e compressão em lados distintos da viga.
Esses esforços são combatidos a partir do uso de ferro combinando com o concreto, o chamado concreto armado. Observou-se que os dois materiais combinados se completariam uma vez que o concretoreage bem à compressão e não a tração, já o ferro por sua vez, reage bem à tração. Sendo assim, é feito uma armadura longitudinal disposta na zona tracionada da viga que combate a seu efeito e outras armaduras transversais (estribos) dispostas ao longo de todo o seu comprimento que combatem o efeito cortante.






Exemplos de vigas

Viga baldrame

- Função
Um pouco diferente das demaisvigas, a viga baldrame pode ser considerada a própria fundação. No caso de terrenos firmes e cargas pequenas, pode-se utilizar este tipo de fundação rasa e bem econômica que, nada mais é do que uma viga, calculada como viga sobre base elástica e construída em uma cava com pouca profundidade, destinada a suportar a carga de todas as paredes de uma construção, transferindo-a ao solo e também...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Arquitetura e Urbanismo Sistemas Estruturais I
  • Arquitetura Estrutural
  • Arquitetura Estrutural
  • SISTEMA ESTRUTURAL
  • Sistemas Estruturais
  • sistema estrutural
  • SISTEMAS ESTRUTURAIS
  • Sistemas estruturais

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!