Sistemas erp

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1236 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O que é
A sigla (E.R.P.) significa: Enterprise Resource Planning, Planejamento de Recursos Empresariais. ERPs são sistemas desenvolvidos para controle de vários departamentos e processos de uma organização, softwares E.R.P. possuem uma grande complexidade tanto no seu desenvolvimento como no manuseio do programa em geral.
Quando implantar?
O consentimento da implantação de um pacote como esterequer muitos estudos, pois as mudanças durante e após a integração do sistema junto à organização pode trazer certo impacto nos processos que por sua vez eram realizados de formas diferentes. A decisão de implantar um Software E.R.P. não deve, de maneira alguma, ser tomada mediante circunstâncias de pressão ou urgência.
A importância de um ERP nas empresas
Entre as mudanças mais palpáveis queum sistema de ERP propicia a uma corporação, sem dúvida, está a maior confiabilidade dos dados, agora monitorados em tempo real, e a diminuição do retrabalho. Algo que é conseguido com o auxílio e o comprometimento dos funcionários, responsáveis por fazer a atualização sistemática dos dados que alimentam toda a cadeia de módulos do ERP e que, em última instância, fazem com que a empresa possainteragir. Assim, as informações trafegam pelos módulos em tempo real, ou seja, uma ordem de vendas dispara o processo de fabricação com o envio da informação para múltiplas bases, do estoque de insumos à logística do produto. Tudo realizado com dados orgânicos, integrados e não redundantes.Para entender melhor como isto funciona, o ERP pode ser visto como um grande banco de dados com informações queinteragem e se realimentam. Assim, o dado inicial sofre uma mutação de acordo com seu status, como a ordem de vendas que se transforma no produto final alocado no estoque da companhia.
Custo / Benefício / Tempo
Empresas de Desenvolvimento que prestam serviços de Soluções E.R.P., normalmente possuem valores muito flexíveis ao formato da empresa contratante, porém o custo num investimento como esteé muito alto. Os benefícios notórios e generalizados de um E.R.P. são: Segurança, Redução de Custo, Agilidade nos Processos, Sustentabilidade, etc. Quanto ao tempo de implantação total e funcionamento operacional, este pode variar de 6 a 24 meses ou mais.
Uso do Software
Um dos pontos fortes do sistema é a integração entre os módulos. Os monitores, as operações e a navegação dentro do sistemasão de tal forma padronizadas que, à medida que o utilizador se familiariza com um módulo, aprende mais facilmente e rapidamente os demais. Os acessos às informações são realizados através de menus com utilização de senhas, permitindo que se controle quais os utilizadores que têm acesso a que tipo de informações. Além disso, os menus são customizados de forma que cada utilizador visualize e tenhaacesso somente às operações que atendam aos objetivos específicos de seu interesse.
Os Gigantes

TOTVS – É líder absoluta no Brasil, com 48,6% de participação de mercado, e também na América Latina, com 34,5%. É a maior empresa de softwares aplicativos sediada em países emergentes e a 6ª maior do mundo no setor. Tem mais de 26 mil clientes ativos e conta com o apoio de aproximadamente 10 milparticipantes em unidades próprias e franqueadas. Possui unidades próprias no México, Argentina e Portugal e está presente em 23 países.

SAP – Possui cerca de 12.500 funcionários na América do Norte, com mais de 2.000 funcionários em Newtown Square e mais de 10.000 funcionários total os EUA. É referencia em Indústrias Brasileiras de Grande Porte dos mais diversos setores.

Através do avanço datecnologia têm se criado cada vez mais ferramentas que possibilitem a remodelação e o aperfeiçoamento das atividades das empresas. Uma delas é o ERP (Enterprise Resource Planning) mais conhecido por Sistemas Integrados de Gestão Empresarial, que tem como característica central otimizar a gestão e consequentemente auxiliar as empresas a atingir os objetivos.
O ERP é um sistema integrado que...
tracking img