Sistemas erp

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3213 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
SUMÁRIO



1- DELIMITAÇÃO DO TEMA ------------------------------------------------------------------------2

2- PROBLEMA ------------------------------------------------------------------------------------------3

3- JUSTIFICATIVA -------------------------------------------------------------------------------------5

4- HIPÓTESES------------------------------------------------------------------------------------------5

5- OBJETIVOS ------------------------------------------------------------------------------------------6

5.1- OBJETIVO GERAL -------------------------------------------------------------------------------6

5.2- OBJETIVO ESPECÍFICO -----------------------------------------------------------------------6

6- ESTRUTURA PRELIMINAR DO TCC---------------------------------------------------------6

7- REFERENCIAL TEÓRICO -----------------------------------------------------------------------7

8- METODOLOGIA -----------------------------------------------------------------------------------11

9- CRONOGRAMA -----------------------------------------------------------------------------------11

10- REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS--------------------------------------------------------12












1. DELIMITAÇÃO DO TEMA


Inicialmente uma tecnologia cara e restrita aos grandes, os sistemas integrados de gestão empresarial, foram aos poucos conquistando seu lugar entre os pequenos.
Os primeiros sistemas de gestão empresarial (ENTERPRISE RESOURCE PLANNING ou ERP) e gestão estratégica de recursos foramidealizados logo com o início do advento da computação na década de 50. Como na época os computadores eram lentos em geral, somente governos e instituições nacionais podiam implementar tais sistemas.
No entanto é interessante observar que mesmo sendo extremamente caros e lentos, comparados aos parâmetros de hoje, estes sistemas já eram vantajosos pois permitiam que cálculos que levariam mesesfeitos manualmente, passassem a ser processados em poucos dias. Passadas as décadas, a tecnologia físicas (hardware) foram se tornando cada vez mais baratas, a conectividade também crescendo de modo compatível. No inicio da década de 90, período em que surgiu o computador pessoal (PC) e que as empresas começaram a enfim ter recursos suficientes para se informatizar e automatizar, os sistemas degestão empresarial chegaram as grandes empresas particulares. Uma vez esgotado o mercado das grandes corporações, as empresas que produziam os sistemas de gestão empresarial voltaram seu foco então para as médias e pequenas empresas.
Nas pequenas e médias companhias, o cenário era diferente, possuíamos duas limitações principais: limitação de recursos e limitação financeira. A limitação derecursos foi resolvida desenvolvendo sistemas mais eficientes e modernizando as tecnologias de banco de dados, já a limitação financeira foi contornada, limitando o escopo do sistema, incluindo menos funcionalidades.
Sistematicamente, ano após ano, as empresas foram sendo bombardeadas por marketing e a adoção de sistemas de gestão empresarial foi aumentando gradativamente. Como o mercadofoi sendo alargado, mais e mais empresas de desenvolvimento de software também passaram a produzir tais sistemas. Do meio da década de 90 em diante, com o aumento da concorrência, alargamento do mercado, barateamento dos computadores e barateamento do acesso a internet, os sistemas ERP, em maior e menor escala, se tornaram presentes na maioria das empresas do mundo. Segundo Zwicker e Souza(2003:71), A implementação de um sistema ERP pode ser definida como o processo pelo qual os módulos do sistema são colocados em funcionamento em uma empresa. Ela envolve a adaptação dos processos de negócio ao sistema, a parametrização e eventual customização do sistema, a carga ou conversão dos dados iniciais, a configuração do hardware e software de suporte, o treinamento de usuários e gestores e a...
tracking img